Press ESC to close

5 dicas incríveis para avós de primeira viagem

Para os avós de primeira viagem, a notícia da chegada do neto provoca emoções diversas. É um misto de alegria, amor, ansiedade e apreensão por esse novo “cargo”. Isso envolve também a insegurança sobre se cumprirão bem esse papel, se o neto vai gostar deles, se vai querer sua companhia, entre outros.

Mas a empolgação talvez seja mais intensa do que tudo, porque agora é hora de aproveitar, já que a função de educar cabe aos pais. Mas é preciso encarar isso com muito cuidado, porque o papel dos avós tem um peso grande na criação dos netos.

É preciso que haja um equilíbrio entre cuidados, carinho, atenção, limites, mimos e tudo aquilo que os avós desejam oferecer. E se você está vivendo esse momento especial, vai gostar das dicas que listamos neste post.

Continue lendo e veja como ser um super avô, ou avó, aproveitando a companhia dos netos sem interferir negativamente na criação deles.

1. Evite invadir o espaço dos pais

Alguns avós desejam participar ativamente da criação dos netos, e isso é bom, porque oferece suporte para os pais. Porém, é preciso evitar invadir o espaço deles ou trocar as funções.

O tempo entre pais e filhos não sofrer interferências. Afinal, haverá momentos em que serão apenas eles. Os avós devem evitar cumprir as atividades e tarefas dos pais, como dar banho nos netos e colocar para dormir, se eles não tiverem pedido essa ajuda.

2. Respeite as regras e preferências dos pais

Cada casal tem a sua forma de criar os filhos e, nem sempre, os seus farão tudo como você fez. É necessário respeitar isso. Se os pais decidiram que a criança será vegetariana ou não consumirá açúcar, por exemplo, isso deve ser observado.

Também os horários, a rotina, a forma de vestir, a abordagem em caso de birras ou malcriação, entre outros aspectos. Os avós podem não concordar e conversar com seus filhos sobre isso, mas sempre longe das crianças e respeitando a decisão dos pais.

3. Brinque com seu neto mantendo limites com sabedoria

Alguns erros de muitos avós de primeira viagem são deixar que o neto faça tudo aquilo que deseja, nunca dizer não e sempre ceder. Na tentativa de agradar o pequeno e conquistar seu amor, esses avós erram na educação.

Mas é possível estabelecer limites com amor e sabedoria, e nada como a experiência de vida para ajudar nisso. Os avós sabem o que seria bom ou não para os pequenos. Por isso, devem sempre ponderar suas ações e decisões para que os netos compreendam o que pode ou não ser feito.

4. Procure não tirar a autoridade dos pais

Manter a autoridade com os filhos é um desafio para todos os pais, e algo que se conquista a cada dia. Sendo assim, os avós de primeira viagem precisam tomar muito cuidado para não tirarem essa autoridade deles.

Cancelar um castigo, agradar na hora da birra, ceder em algo quando os pais disseram não, repreender os pais por causa do neto, entre outras atitudes similares somente prejudicam a educação da criança. Como dito, em caso de discordância, isso deve ser tratado com os pais longe dos netos.

5. Relembre as técnicas utilizadas com seus filhos

Agora é hora de relembrar e colocar em prática as técnicas que você usava com seus filhos. Depois de tantos anos, houve tempo para refletir sobre elas e ponderar acerca do que realmente era eficaz, a fim de aplicar com os netos.

Regrinhas de convivência, abordagens psicológicas, estratégias de negociação e outros mais são muito bem-vindos a fim de chegar a acordos bons para ambas as partes, e sem ir contra o que os pais determinaram.

A empolgação e insegurança dos avós de primeira viagem são compreensíveis. Mas é preciso estar ciente de que essa figura deixa marcas na criação dos netos. Por isso, procure ser um ponto positivo. A gente não pode acertar sempre, assim como não acertou sempre com os filhos, mas podemos dar o nosso melhor.

Seus amigos estão vivendo essa doce experiência também? Então compartilhe essas dicas em suas redes sociais para que eles possam desempenhar ainda melhor o papel de avós de primeira viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *