4 hobbies para 3ª idade para se inspirar e melhorar a saúde - Blog Meu Pé de Conforto

4 hobbies para 3ª idade para se inspirar e melhorar a saúde

Postado em 27/04/2018

Muitas pessoas associam a velhice a ideias como uma boa vida no sofá e na frente da TV. Acontece que manter o corpo e a mente ativos é uma atitude essencial para garantir qualidade de vida. Por isso, os hobbies para 3ª idade são tão importantes.

Para aproveitar bem essa fase e continuar com saúde, os bons hábitos devem ser cultivados constantemente. Afinal, ficar muito parado pode resultar em perdas físicas e cognitivas.

Então, se você não quer passar por isso, fique atento às dicas de atividades que podem ajudá-lo nessa missão!

1. Jardinagem

Uma das melhores indicações para idosos que têm um tempo livre é dedicar-se à jardinagem. O contato com a natureza é terapêutico, ensinando  a importância da dedicação e da paciência. Fora isso, as flores e frutos são recompensas maravilhosas.

Quem nunca teve esse talento não precisa desconsiderar o cuidado com os jardins como um hobby. Em qualquer época da vida é tempo de aprender, basta se interessar pelo assunto e buscar referências.

Outro detalhe é que não é preciso viver em uma casa cheia de espaço para criar grandes jardins. Mesmo morando em um apartamento pequeno, é possível ter as suas plantas, que ajudam até a alegrar o ambiente — apenas tome cuidado, porque a atividade é tão viciante que em pouco tempo não vai restar um espaço vazio!

2. Esportes

Com o passar do tempo, é natural que o corpo humano perca um pouco da sua capacidade de mobilidade, equilíbrio, resistência, condicionamento, força etc. O problema é que muitas pessoas acham que isso é motivo para reduzir o esforço e as atividades físicas, tornando-se sedentárias.

Contudo, o ideal é que o corpo continue sempre em movimento para evitar maiores prejuízos e prevenir doenças. É claro que, nesse caso, é preciso ter a orientação de um profissional especializado, para que as condições e limitações de cada idoso não sejam contrariadas. O exercício feito sem responsabilidade também é perigoso.

Mas escolher um esporte para incluir na rotina é capaz de trazer diversas vantagens como o fortalecimento dos músculos, combate às doenças cardíacas, melhora da flexibilidade, prevenção da obesidade, entre outras.

Por isso, o mais indicado é tentar encontrar alguma atividade física que seja prazerosa e ajude na manutenção da saúde. Dentre as opções mais procuradas estão a natação, a caminhada, a hidroginástica, o ciclismo e a musculação.

3. Meditação

Meditar é um dos hobbies para 3ª idade que mais trazem benefícios, funcionando até mesmo como uma medicina alternativa. A questão é apenas ser persistente, para adquirir mais prática e observar melhorias como: 

  • controle da pressão sanguínea;
  • aumento da produção de serotonina (que proporciona sensação de bem-estar e felicidade);
  • correção da postura corporal;
  • redução da ansiedade e do estresse;
  • melhora da respiração e do sistema imunológico;
  • diminuição de tensões e dores de cabeça, musculares etc;
  • maior estabilidade emocional.

Isso quer dizer que aproveitar um tempo livre todos os dias para praticar a meditação pode fazer toda a diferença para a rotina do idoso, favorecendo sua qualidade de vida e longevidade.

4. Dança

Quem nunca ouviu dizer que “quem dança seus males espanta”? Essa sabedoria popular revela que dançar não faz bem somente para o corpo, mas também para a alma!

Além de serem muito agradáveis, as aulas de dança acabam obrigando o cérebro a aprender alguns passos, decorar coreografias e memorizar letras de músicas. Fatores como condicionamento físico, postura, ritmo, coordenação e equilíbrio também são trabalhados ativamente.

Para finalizar, a dança não deixa de ser uma atividade social, ou seja, uma oportunidade para encontrar outras pessoas e desfrutar de um momento prazeroso com elas. Para os idosos que sofrem de depressão (coisa que é bastante comum), essa é uma ótima maneira de estimular a sociabilidade.

Mas para que os efeitos dos hobbies para 3ª idade sejam positivos, o objetivo deve ser criar um verdadeiro compromisso de fazer tal atividade — seja qual for ela, desde cuidar de plantas até aprender a tocar violão. Por exemplo, caminhar apenas uma vez por semana não vai trazer tantos benefícios. É preciso realmente adquirir esse hábito, ok?

Gostou das nossas sugestões? Então, aproveite para ler nosso post que traz tudo o que você precisa saber sobre trabalho na terceira idade!

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