Dia da gratidão: o que essa data representa? - Meu Pé de Conforto

Dia da gratidão: o que essa data representa?

Postado em 05/01/2021

Você tem o hábito de agradecer pela sua vida e pelos bens que desfruta? Com tantas datas comemorativas no ano, o dia da gratidão é uma que pode não ser muito conhecida, mas tem grande significado. Por isso, o dia 6 de janeiro foi reservado para comemorar e reconhecer as maravilhas da vida.

O sentimento de ser grato deve ser celebrado, não apenas no dia 6, mas ser lembrado todos os dias. Expressar a gratidão tem grande importância para muitas culturas, contudo, não são apenas aspectos religiosos que percebem o benefício dessa prática. Agradecer faz bem para a mente, relaxa e deixa os dias mais felizes.

Qual é o objetivo de comemorar o dia da gratidão?

A gratidão é quando você consegue valorizar e apreciar tudo o que tem. Esse sentimento é a união de outros, como o amor, a contribuição, a amizade e até a ternura. Dessa forma, promove uma sensação profunda de bem-estar em que se reconhece o valor do que está ao seu redor.

Desde as suas relações pessoais, como família e amigos, relacionamentos de trabalho ou até mesmo bens materiais, entre eles o alimento que você consome. Ter um teto e uma cama quentinha para dormir, conseguir levantar dela todos os dias. Tudo é motivo para agradecer.

Portanto, enxergar o mundo de maneira mais positiva e adotar esse estilo de pensamento no seu cotidiano provocará grandes mudanças. Assim, você reconhecerá e, de certa forma, retribuirá as alegrias que existem em cada detalhe da sua vida.

Como é possível praticar a gratidão?

Existem diversas maneiras de aplicar a gratidão no seu dia a dia. Pode ser de forma mais prática, como agradecer as pessoas que estão ao seu redor ou até fazer esse reconhecimento por meio da sua fé. A questão é conseguir dar valor às coisas, inclusive aquelas pequenas que muitas vezes não parecem ser significativas.

Por isso, faça e retribua as gentilezas. Contudo, sorria mesmo se algo der errado, pois de alguma forma isso também influência em outros aspectos da sua vida. Se você tem dificuldades em reconhecer pelo que sente gratidão, crie uma lista com motivos para gerar o sentimento de gratidão. Pode ser a sua saúde e a de seus entes queridos, por ter conquistado algo importante ou outras razões.

Quais as vantagens da gratidão no dia a dia?

Ao treinar o sentimento de gratidão é possível desenvolver uma atitude mais positiva em relação à vida. Portanto, isso pode nos fortalecer, além de auxiliar para encontrar os caminhos, mesmo quando há dificuldades. Nesse sentido, praticá-la no dia a dia ajuda a transformar os obstáculos mais leves e compreensíveis.

Além disso, lembrar o que é realmente importante tem um efeito poderoso. Desse modo, cultive os bons sentimentos, momentos e histórias, para assim, sentir gratidão por tudo o que já viveu — inclusive, pelo o que ainda está por vir. Esse hábito pode melhorar a sua saúde, como diminuir a ansiedade e a sensação de solidão.

O dia da gratidão é celebrado em 6 de janeiro, mas é possível praticar essa atitude durante o ano todo e ao longo da vida. Basta olhar com positividade, alegria e amor para as suas conquistas e compreender como cada ensinamento é válido e importante para o seu aprendizado. 

Agora, conte para a gente nos comentários, quais são as coisas que despertam a sua gratidão?

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140