Como amenizar a queimação na sola do pé? Descubra! - Blog Meu Pé de Conforto

Como amenizar a queimação na sola do pé? Descubra!

Postado em 30/08/2021

Nos dias de hoje, é muito comum que tenhamos a rotina corrida e, por conta disso, a gente acabe andando muito por aí e não dê a devida atenção para alguns incômodos que podem surgir nas mais diversas partes do corpo. Pensando em uma situação bastante recorrente, preparamos esse post mostrando como amenizar a queimação na sola do pé.

Este é um sintoma extremamente comum e que tem causas variáveis, que podem estar relacionadas com os hábitos de vida, quadros agudos ou mesmo doenças crônicas, afetando homens e mulheres das mais diversas idades. Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue lendo o artigo!

Quais as causas da queimação na sola do pé?

Como dissemos, podem existir muitas causas da queimação na sola do pé. Algumas das mais comuns estão relacionadas com o uso de calçados inadequados e de má qualidade, que podem causar lesões, pressionar as estruturas e favorecer o surgimento de diversos problemas, como a dolorosa fascite plantar, que é a inflamação da fáscia.

Além disso, não podemos menosprezar doenças crônicas, sobretudo a má circulação e o diabetes não controlado, com níveis elevados de glicose que poderão originar a neuropatia diabética. Com a sua progressão, há destruição dos nervos de diversas áreas, levando a uma redução de sensibilidade em várias partes do corpo, sobretudo nas extremidades.

Como evitar a queimação na sola do pé?

Para evitar a queimação na sola do pé com mais eficiência, você precisa saber o que está causando o problema. Se você tem um histórico de diabetes mal controlado, por exemplo, é essencial cuidar da alimentação, manter a glicemia em níveis adequados e fazer exercícios, de acordo com as recomendações do seu endocrinologista.

No entanto, existem alguns hábitos da rotina que podem ajudar qualquer pessoa. É sempre interessante não usar sapatos o tempo inteiro, deixando os pés livres sempre que for possível. Além disso, você deve fugir de calçados de má qualidade, focando em modelos anatômicos e feitos com materiais adequados, de marcas confiáveis no mercado.

Quando é hora de procurar por ajuda médica?

Agora você já sabe as causas da queimação na sola do pé e também como evitar o problema. Porém, se você ainda vem tendo incômodos, talvez seja hora de procurar um médico. De início, a avaliação de um clínico geral ou médico de família pode ser suficiente, tanto para fazer exames básicos quanto para afastar algumas doenças de base.

Para quem tem histórico de alterações nos níveis de açúcar no sangue, como o pré-diabetes ou a doença já instalada, o especialista mais indicado para acompanhamento seria um endocrinologista e/ou um nutrólogo. Já se você achar que a causa pode ser uma fascite plantar ou algum problema ósseo, o mais recomendado é buscar um ortopedista.

Agora você já sabe como amenizar a queimação na sola do pé. Basta seguir as dicas acima e identificar a causa, adotando as medidas necessárias para reverter o quadro.

Gostou de aprender como amenizar a queimação na sola do pé? Quer contar com os calçados de melhor qualidade no mercado? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140