
À primeira vista, escolher um modelo certo de sapato pode parecer algo simples. Mas, na verdade, muita pesquisa e cuidado são necessários.
Nós damos os nossos primeiros passos em diversas direções desde crianças, e assim continuamos por toda a vida. Nem todos sabem, no entanto, que a maneira como pisamos influencia diretamente na nossa saúde: por isso um calçado escolhido com atenção é essencial para continuarmos nossa jornada.
Confira neste post as diferenças entre cada tipo de pisada (a neutra, a pronada e a supinada) e o sapato certo para elas!

Quais são os diferentes tipos de pisadas e qual o melhor calçado para cada um deles?
1. Neutra
Na pisada neutra, o pé toca o chão pelo lado externo do calcanhar, movendo-se levemente para o meio e em linha reta, até o dedão. Este tipo de pisada é a ideal e mais comum, pois gera equilíbrio, estabilidade e um apoio completo para o corpo.
Para este tipo de pisada, um sistema de amortecimento leve é o suficiente para evitar qualquer tipo de problema. Não há a necessidade de grandes correções, uma vez que este tipo de pisada é o considerado correto.
2. Pronada
A pisada é chamada de pronada quando a primeira região que toca o chão é a região externa do calcanhar, que se eleva para a região de dentro do pé e impulsiona até o dedão. Este tipo de pisada apresentam um risco maior de lesionar a canela e as articulações, além do risco de desalinhar os joelhos, tornozelos e quadris.
O modelo de calçado mais adequado para pessoas que possuem a pisada pronada é aquele que oferece um maior amortecimento superior na região do solado e da antessola, diminuindo o impacto e fazendo com que o impulso da pisada seja mais leve.
3. Supinada
A pisada supinada é o oposto da pronada. Neste caso, o impulso é feito do meio para as laterais, sendo que o impacto recai mais sobre o mindinho. A pisada supinada pode acarretar lesões na coluna, nos pés e nos joelhos e, por esta razão, é sempre necessário estar atento ao aparecimento de dores nessas regiões.
Para as pisadas supinadas, o calçado ideal possui sistemas de amortecimento rápidos e eficientes, como no caso dos tênis de molas, que geram uma proteção ainda maior para os pés e pelas regiões afetadas por este tipo de pisada.
Como descobrir o meu tipo de pisada?
A melhor forma de identificar qual é o seu tipo de pisada é a avaliação feita por um ortopedista ou fisioterapeuta, que irá realizar um exame para saber qual é o maior ponto de pressão que afeta o seu pé.
Esses profissionais podem também indicar o melhor tipo de calçado para o seu caso específico. Lembre-se de que é muito importante seguir as orientações dos médicos para corrigir problemas possivelmente causados pelo uso de sapatos indevidos (e sempre recorra à ajuda no caso do aparecimento de qualquer sinal de dor).
E aí, gostou de saber um pouquinho mais sobre cada tipo de pisada? Então continue acompanhando o blog e leia mais sobre como descobrir se a sua pisada é neutra, pronada ou supinada!
Deixe um comentário