Já ouviu falar em tendinite de calcâneo? Saiba como tratar - Blog Meu Pé de Conforto

Já ouviu falar em tendinite de calcâneo? Saiba como tratar

Postado em 22/07/2021

A tendinite de calcâneo é uma inflamação causada no famoso Tendão de Aquiles. Normalmente, essa lesão atinge praticantes de atividades físicas como, corredores ou exercícios que envolvam a corrida.

Esse tendão é considerado o mais forte do corpo humano, pois pode suportar até 12 vezes o peso do corpo. Ele está localizado na parte de trás do tornozelo, unindo a musculatura da panturrilha com o osso do calcanhar (calcâneo) e sua função é a de impulsionar o pé durante a corrida ou caminhada.

O estresse repetitivo, para além daquele que o tendão está preparado, pode ocasionar a tendinite de Aquiles, isso acontece em função do envelhecimento, da fraqueza, de degenerações causadas por doenças como a diabetes e do aumento da demanda, em casos de ganho de peso ou alterações repentinas na rotina de treino.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com algumas causas mais comuns e sintomas relacionados a essa inflamação. Acompanhe a leitura.

Quais são as causas mais comuns da tendinite de calcâneo?

A principal causa dessa doença são os treinos intensos, pois essa intensidade causa o excesso de carga o que aumenta a tração do tendão, quando essa tensão é maior que a capacidade do tendão acaba gerando um estresse que ocasiona microlesões. Além desse fator, há outros que merecem atenção. Veja a seguir.

Desalinhamento da pisada

As alterações da pisada causam uma má distribuição entre o músculo e as fibras do tecido tendinoso. A pisada pronada — aquela que o tornozelo desvia para o lado de dentro — e a supinada — tornozelo desvia para o lado de fora — são exemplos desse desalinhamento.

Fraqueza muscular

Com o músculo da panturrilha enfraquecido, a força da tração acaba acontecendo sobre o tendão, causando uma sobrecarga. Portanto, há o desgaste por meio das microlesões causadas pelo estresse desse déficit muscular.

Atividades físicas

Movimentos que exijam muito da panturrilha como corridas em terrenos irregulares, jogar vôlei e futebol, pode sobrecarregar o tendão, ainda mais quando esse tipo de atividade é feita sem uma preparação adequada.

Arco do pé

Você já ouviu falar do pé chato ou cavo? Essa característica pode dificultar o trabalho do tendão, pois há uma dificuldade de amortecer as cargas nos pés, visto que o arco longitudinal do pé tem essa função de amortecimento.

Quais são os sintomas dessa patologia?

A dor dessa inflamação pode ser aguda e, normalmente, aparece após a atividade física. Mas ela pode ser crônica também, observa-se uma dor contínua e piora no início das atividades.

Abaixo elencamos alguns dos principais sintomas:

  • dor na região posterior do calcanhar;
  • dor ao alongar o tendão;
  • redução na movimentação do tornozelo;
  • rigidez e dor no músculo da panturrilha;
  • perda de força no músculo da panturrilha.

Como prevenir essa inflamação?

O artigo nos mostrou que a principal causa da tendinite de calcâneo é a sobrecarga sobre o tendão, causados pelos treinos e uso de calçados inadequados, como aqueles que não amortecem o impacto de acordo com os exercícios físicos. Como prevenção, recomenda-se a prática de alongamentos, o fortalecimento da musculatura e a diminuição de carga na fase aguda.

Além disso, é importante utilizar órteses como palmilhas com pequenas elevações do calcanhar, isso desloca a massa do corpo para frente evitando o peso sobre o tendão. Também, é possível usar a tala noturna, ela mantém o posicionamento correto dos pés durante o sono, isso alonga a musculatura da panturrilha.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a tendinite de calcâneo, que tal pensar em uma prevenção? Acesse o nosso site e conheça nossas opções de calçados ortopédicos para você usar diariamente.

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140