QUAIS PROBLEMAS DE SAÚDE OS SEUS PÉS AJUDAM A IDENTIFICAR? - Blog Meu Pé de Conforto

QUAIS PROBLEMAS DE SAÚDE OS SEUS PÉS AJUDAM A IDENTIFICAR?

Postado em 05/06/2017

Além de serem os responsáveis por carregar o peso do corpo durante o dia inteiro, os pés e as pernas também são capazes de refletir o estado de saúde dos nossos órgãos.

 

Para identificar possíveis problemas, basta prestar atenção em alguns detalhes sutis que esses membros podem apresentar. Quer saber quais problemas de saúde os seus pés ajudam a identificar? Nós te mostramos a seguir:

 

Diabetes

 

Um dos principais problemas de saúde que os pés ajudam a identificar é a diabetes. Como a doença eleva os níveis de glicose no sangue, elas acabam causando danos nos nervos dos pés.

 

Com isso, é possível notar pequenos cortes, irritações, pequenas rachaduras ou arranhões que, muitas vezes, passam despercebidos. Caso essas feridas não sejam tratadas, podem até mesmo causar danos ainda maiores, como a amputação do membro.

 

Falta de nutrientes ou má circulação

 

Após um dia inteiro em pé ou caminhando por longos períodos, é comum que os pés apresentem câimbras. Porém o aparecimento frequente desse sintoma pode estar associado à falta de nutrientes ou até mesmo à má circulação sanguínea.

 

Por isso, é importante estar atento aos alimentos que são consumidos. Priorize aqueles que apresentem maior quantidade de nutrientes. No caso da má circulação, o ideal é massagear a área dolorida ou fazer compressas com água quente.

 

Mau funcionamento dos rins

 

Powered by Rock Convert

O mau funcionamento dos rins ocasiona a retenção de líquidos, com isso, os pés ficam inchados e, muitas vezes, doloridos. Por isso, caso a pessoa sofra de problemas renais, é primordial consultar um médico especialista para que ele prescreva o medicamento mais adequado que alivie os sintomas indesejados da doença.

 

Hiperidrose dos pés

 

Os pés ajudam a identificar diversos problemas de saúde, entre eles, a hiperidrose dos pés. Nessa situação, os membros exalam odor desagradável mesmo após o banho e, além disso, apresentam também excesso de suor. O mais indicado é que os pés sejam higienizados com sabão antibacteriano e mantidos sempre secos.

 

Deficiência de ferro

 

Um dos problemas de saúde que também pode ser identificado pelos pés é a deficiência de ferro. Nesse caso, é comum sentir frio nos pés, bem como ter unhas frágeis e quebradiças, o que também pode ser sinal de anemia. Para constatar, é necessário fazer um hemograma completo com um médico especialista.

 

Artrite

 

A artrite é uma doença que afeta diretamente a cartilagem e ocasiona muitas dores. Nos pés, a doença pode se manifestar nos dedos, fazendo com que eles fiquem demasiadamente torcidos ou, então, contorcidos no decorrer do dia. A doença é mais comum em pessoas mais velhas e, por isso, elas devem estar sempre atentas a esses sinais.

 

Gota

 

Esse é um dos problemas de saúde mais fáceis de ser identificado nos pés. A gota é uma doença que acumula cristais de ácido úrico nas juntas e, dessa forma, se manifesta com o inchaço do dedão do pé. Caso o dedo apresente sinais de inchaço ou aumento de tamanho, é possível ter contraído gota.

 

Você pôde perceber que muitos problemas de saúde podem ser identificados pelos pés. Contudo, é importante frisar que para um diagnóstico preciso e seguro, é extremamente importante uma avaliação médica.

 

Os cuidados com os pés são fundamentais para uma qualidade de vida ainda maior. Você está cuidando bem deles? Veja nossas 4 dicas para manter os pés saudáveis e confira se você está deixando alguma passar!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140