Fibrose nos pés: tire aqui todas as suas dúvidas - Blog Meu Pé de Conforto

Fibrose nos pés: tire aqui todas as suas dúvidas

Postado em 14/01/2020

Calos e bolhas são problemas muito conhecidos, no entanto, existem outras condições que também afetam os pés e podem provocar incômodos como essas lesões. Você já ouviu falar, por exemplo, da fibrose nos pés?

A fibrose é comum após cirurgias, estando associada ao processo de cicatrização do corte. Mas ela pode se formar também nos pés em função de um processo semelhante e causa incômodo dependendo do seu volume.

Preparamos este artigo para explicar o que é a fibrose que afeta os pés, como ela surge, quais são os seus sintomas, de que maneira é feito o diagnóstico e se há tratamento. Continue lendo!

O que é e como surge a fibrose?

Quando os tecidos do nosso corpo sofrem um trauma ou uma lesão, eles naturalmente se reorganizam e cicatrizam. Depois de uma cirurgia, por exemplo, é muito comum que a pessoa perceba que o local operado fica enrijecido. Isso acontece porque a fibrose se forma.

Os tecidos conjuntivos estimulam células, como as de colágeno e os glicosaminoglicanos, para que ocorra a cicatrização. Os fibroblastos são ativados e, então, há um depósito excessivo de células naquela região, o que forma uma massa de tecido endurecido (nódulo) muitas vezes doloroso.

A fibrose nos pés, também chamada de fibromatose plantar, costuma se manifestar na planta (parte inferior) deles. Ela é o resultado de um trauma ou esforço repetitivo com impacto, que provoca lesões teciduais e são reparadas, levando à formação excessiva de tecido.

Quais são os tipos e os sintomas da fibrose?

A fibrose pode se manifestar em qualquer parte do corpo que cicatrize. Por isso, existem diferentes tipos dela, que recebem um nome de acordo com a sua formação e seu local de manifestação. Sendo, por exemplo:

  • cirrose (fibrose no fígado);
  • doença de Crohn (fibrose no intestino);
  • queloide (fibrose na pele);
  • mielofibrose (fibrose da medula óssea).

Esse excesso de tecido pode se formar, também, nos pulmões, nas articulações, nas mãos, nos dedos, no ombro, entre outros. No caso da fibrose nos pés, ela também é classificada como fibroma quando se forma a partir de apenas uma linha de células.

Powered by Rock Convert

É válido ressaltar que a fibrose nos pés é uma formação benigna, ainda que se caracterize como um nódulo. Portanto, não provoca impactos para a saúde nem impede a prática de exercícios, atividades físicas ou esportes, embora, em alguns casos, ela desencadeie sintomas desagradáveis.

O principal deles é a dor durante a pisada. Isso acontece porque esse nódulo endurecido é um volume a mais nos pés, então, quando há contato do calçado com o chão, ocorre uma pressão naquela área, provocando a reação dolorosa.

Como é feito o diagnóstico e o tratamento da fibrose nos pés?

O diagnóstico da fibrose nos pés é simples, mas deve ser feito por um especialista. A análise clínica pode ser suficiente para identificar a massa de tecido, mas o profissional pode solicitar exames, como os raios X ou a ressonância magnética, para confirmação do quadro.

Quando a fibrose é pequena e não desencadeia sintomas, não existe necessidade de tratamento, podendo ser apenas observada. Mas nos casos em que ela provoca dor e dificuldade para caminhar, é possível fazer o tratamento com medicamentos que aliviam as manifestações dolorosas e com exercícios de alongamento.

Além disso, a escolha das palmilhas é importante para promover mais conforto durante as pisadas, amortecendo o impacto. Também deve-se eliminar o fator que pode estar causando as lesões que levam à cicatrização excessiva.

Mais uma alternativa é a remoção cirúrgica do tecido. Porém, essa medida apenas é adotada quando não foi possível promover o alívio dos sintomas com as técnicas conservadoras. Assim, nem todas as pessoas precisam desse procedimento.

Se você perceber um nódulo endurecido e que provoca dor durante o caminhar, pode ser fibrose nos pés. Mas lembre-se de que não deve adotar tratamentos caseiros. Procure um especialista para que ele oriente sobre como proceder, a fim de garantir o seu bem-estar e a saúde dos seus pés.

Quer mais dicas para cuidar bem da saúde dos seus pés? Siga nossas redes sociais e acompanhe nossas postagens! Estamos no Facebook e no Instagram.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140