A BOA POSTURA COMEÇA PELOS PÉS: SAIBA COMO CONSERTAR A SUA - Meu Pé de Conforto

A BOA POSTURA COMEÇA PELOS PÉS: SAIBA COMO CONSERTAR A SUA

Postado em 09/02/2017

Os pés são uma das partes do corpo mais negligenciadas pelas pessoas. Na verdade, só nos lembramos deles quando doem ou quando batemos o dedo mindinho em alguma quina, não é mesmo?

 

No entanto, a partir do momento em que começamos a andar, os nossos pés serão utilizados durante toda a vida. Caso aconteça algum problema com essa parte do nosso corpo, como traumas, cirurgias ou doenças posturais, todo nosso organismo sofre.

 

Podemos ficar com desvios na coluna ou até mesmo desenvolver patologias ortopédicas nos pés. Por estes motivos, devemos cuidar deles o máximo possível.

 

Você sabia que a boa postura começa pelos pés? No nosso artigo de hoje, vamos falar sobre essa influência e como melhorar a postura com algumas dicas simples!

 

 

Como os pés afetam a boa postura?

 

A postura incorreta reduz o fluxo sanguíneo, afeta a posição de alguns órgãos internos e pode prejudicar até a visão! Para evitar dores e complicações, é importante aprender a ter bons hábitos posturais e os pés — por sustentarem o nosso peso — afetam diretamente a postura.

 

Usar sapatos apertados e desconfortáveis pode causar problemas no formato fisiológico dos pés. Ao utilizar calçados ortopédicos, é possível evitar diversos problemas posturais e manter o equilíbrio ao se locomover.

 

Portanto, saiba que os pés afetam diretamente a postura das pessoas de todas as faixas etárias, sendo que a fase em que mais aparecem os problemas é entre os 45 e os 65 anos de idade.

 

 

Como identificar o meu tipo de pisada?

 

A partir das características anatômicas de cada indivíduo, é possível identificar como se pisa e se esse modo é benéfico para o restante do corpo. As pisadas variam de pessoa para pessoa, mas costumam se enquadrar em um dos três tipos principais:

  • Neutra: começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro. Essa é a pisada correta, pois absorve o choque e divide o peso de forma mais uniforme.
  • Supinada: o pé toca o chão com a face externa do calcanhar e o peso é jogado para a banda externa do pé. Como o peso é jogado principalmente para os dedos, esse tipo de pisada causa dores nas costas e no joelho.
  • Pronada: o pé inicia uma rotação excessiva para dentro quando a parte de fora do calcanhar toca o chão. Esse tipo de pisada causa o desequilíbrio do quadril e tornozelo, podendo resultar em dores nas costas, nos pés e nos joelhos.

 

Avalie com calma qual é o seu tipo de pisada e, se estiver andando de maneira inadequada, tente mudar a sua maneira de caminhar para evitar problemas de saúde futuros.

 

 

Como é a pisada ideal?

 

Dividimos em três processos a pisada ideal e benéfica para o corpo:

 

 

Apoio do pé

 

Durante a caminhada em percursos com desníveis, o pé deve estar apoiado totalmente no chão, para que se tenha o equilíbrio total e a sustentação do corpo. Essa prática evita escorregões e tropeços.

 

 

Peso do corpo

 

O apoio deve ocorrer primeiramente na parte anterior dos pés e seguir com o amortecimento da articulação. O chão deve servir de apoio ao calcanhar e, em seguida, o peso deve voltar para a parte anterior. Finalize o movimento com o apoio dos dedos no chão.

 

 

Coluna

 

A coluna deve estar ereta, com a cabeça elevada e com o olhar para o horizonte. Nunca curve as costas. Isso pode comprometer totalmente a sua postura.

 

 

Como melhorar a postura através da pisada?

 

  • Evite pisar com a ponta do pé e dar pisadas fortes no chão.
  • Passos largos não são recomendados. Há o risco de cair e de torções.
  • Para andar rápido, dê passadas curtas, com um intervalo de tempo menor.
  • Caminhe como se estivesse olhando para bem longe, com a cabeça na altura dos ombros, contraindo o abdômen e alternando o sentido das pernas e dos braços.
  • Os ombros devem estar relaxados e o tórax deve ficar em posição normal.
  • O uso de um calçado adequado é primordial para o amortecimento do pé no chão. Se for inadequado, causará dores nas costas e na canela.

 

 

Como saber se estamos pisando errado?

 

Existe um exame que pode ser feito para saber se estamos pisando de maneira correta ou não. Baropodometria ou Teste da Pisada é o nome deste procedimento, que deve ser feito para analisar como as pessoas andam.

 

O exame pode ser realizado a partir dos 5 anos de idade e, através dele, todos poderão saber se existe algo para mudar em sua pisada ou se você está caminhando corretamente.

 

Então, caso você tenha alguma dúvida com relação ao seu caminhar ou o de seus filhos, procure um especialista e faça o exame, pois pisar errado pode causar vários problemas.

 

 

Quais os modelos de sapatos ideais para manter a boa saúde?

 

Na hora de comprar um sapato, é necessário conhecer qual é o seu tipo de pé e também de pisada. Basicamente, existem três tipos de pés, são eles:

  • Normal: possui arco longitudinal e o calçado mais indicado é um que seja bem flexível.
  • Plano: o de arco rebaixado cujo calçado deve ter palmilha anatômica.
  • Cavo: arco mais alto cujo sapato deve ter dorso adequado para não pressionar a parte superior do pé.

Conhecendo bem o seu tipo de pé, ficará mais fácil comprar o sapato adequado para cuidar da saúde dessa parte tão importante do corpo.

 

 

Um bom calçado deve ter quais acessórios?

 

 

Um bom calçado, seja ele masculino ou feminino, deve ser avaliado pelo seu conforto e o ponto mais importante a ser observado é o modelo da palmilha. Existem muitos calçados que possuem palmilha ortopédica, e eles são os mais indicados para pessoas que desejam manter uma boa saúde.

 

Há também no mercado a opção dos calçados com amortecedores, que são ótimas opções para corrida e esportes de maior impacto com o solo. Sapatos maleáveis e com formatos anatômicos também são muito utilizados nestas situações.

 

Enfim, vale a pena investir num bom calçado para usar no seu dia a dia ou até mesmo para praticar determinados tipos de esportes, pois influencia diretamente na sua qualidade de vida.

 

 

Por isso, pesquise os vários modelos de sapatos disponíveis aos consumidores, experimente aqueles de que mais gostar e decida comprar o que proporcionar maior conforto. E lembre-se sempre de que a boa postura começa pelos pés. Seguindo essas dicas, você poderá ter uma postura de melhor qualidade e eliminar dores!

 

 

Agora que você entendeu um pouco mais a importância de cuidar da saúde dos pés, que tal continuar acompanhando outras dicas sobre o assunto? Siga nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140