Hérnia de disco: quais os principais sintomas e como tratar o problema? - Blog Meu Pé de Conforto

Hérnia de disco: quais os principais sintomas e como tratar o problema?

Postado em 08/06/2021

Nos tempos atuais, em que a tecnologia facilita nossas vidas de inúmeras formas, é extremamente necessário ficar atento ao nosso bem-estar. Simultaneamente, com uma vida ocupada de mais é normal as pessoas deixarem certos aspectos de lado e a saúde é o mais imprescindível deles.

É fácil ser pego ao longo do dia com uma postura não muito favorável ou até mesmo sem se exercitar devido à rotina cheia. Estima-se que 80% das pessoas sentiram ou vão sentir algum tipo de dor na coluna ao longo da vida, e a hérnia de disco é uma das causas da epidemia. 

A hérnia de disco ocorre quando os discos de amortecimento entre as vértebras são deformados da região cervical até a lombar e geram uma série de sintomas causando desconforto e até lesões caso não seja devidamente tratada. Confira a seguir os tipos de hérnia de disco.

Tipos de hérnia de disco

Protusa

São hérnias de disco mais leves e mais comuns. O que ocorre é a deformação do disco que perde a parte oval e fica mais achatado levando ao aumento de seu volume. Esse aumento pode tocar áreas nervosas e trazer desconforto.

Extrusa

Nesse caso, há deformação e fissuras na parte externa do disco que faz com que o núcleo tenha parte projetada para fora de seu centro causando dor e diminuindo ainda mais a capacidade de amortecimento entre as vértebras.

Sequestrada

Hérnias de disco sequestradas são casos graves em que a parte fibrosa se rompe e o núcleo pode ser projetado para fora do disco e até ficar dividido em dois. Ao sair da sua área normal, no caso de hérnias sequestradas há a compressão do nervo provocando inflamação, dores e em casos mais graves até paralisia.

Sintomas de hérnia de disco

Os motivos do surgimento de hérnias variam de predisposição genética, baixa ingestão de água, má postura, envelhecimento, falta de exercícios físicos e até mal uso da coluna. É de extrema importância ficar atento aos sintomas de hérnia de disco e tratar o problema o mais rápido possível. Leia na sequência alguns dos sintomas mais conhecidos desse mal.

Dores nas costas e nuca

As dores são causadas justamente pela pressão que o nervo sofre ao sofrer contato da parte do disco projetada para fora das vértebras. Esse sintoma faz com que atividades simples como ficar sentado sejam prejudicadas, impossibilitando até a pessoa de trabalhar por conta da dor.

Dificuldade de movimento

Abaixar para pegar um objeto no chão ou mesmo fazer movimentos para levantar da cama se tornam mais difíceis devido ao desconforto. Por vezes apenas o fato de se mover pode deslocar uma parte do disco em direção ao nervo e causar dor.

Formigamento nos braços e pernas

A sensação de dormência pode ser causada também com a pressão dos nervos. É possível sentir formigamento na região das costas e até em membros como braços, mãos, pernas e pés. Ao sinal de formigamento constante é importante procurar um médico para que seja feita uma avaliação.

Como já mencionado, nossos hábitos cotidianos acabam trazendo muitos desses problemas para nossas vidas. Para evitar essa situação, é imprescindível que tentemos ao máximo encaixar em nossas rotinas práticas mais saudáveis, assim como clareza em relação ao tópico. 

É de extrema importância ficar atento à saúde corporal e monitorar possíveis sintomas, para tratar a hérnia de disco quanto antes e evitar que ela progrida. O acompanhamento médico especializado pode fazer o caso regredir e prevenir lesões futuras, trazendo mais qualidade de vida.

Gostou das informações apresentadas no texto? Comente o post e compartilhe o que achou!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140