PROBLEMAS DE COLUNA SAIBA COMO EVITÁ-LOS CUIDANDO BEM DOS SEUS PÉS - Meu Pé de Conforto

PROBLEMAS DE COLUNA SAIBA COMO EVITÁ-LOS CUIDANDO BEM DOS SEUS PÉS

Postado em 26/01/2017

O tipo de pisada e a falta de cuidado com os pés são frequentemente apontados como causadores de problemas nas costas. Como base do alinhamento de sustentação do corpo, os pés e a forma de caminhar podem influenciar diretamente no desenvolvimento de lesões na coluna vertebral.

 

Pensando nisso, preparamos aqui algumas dicas para evitar problemas de coluna cuidando dos seus pés. Continue a leitura e confira!

 

 

Use calçados adequados à sua pisada

 

 

A atenção quanto ao tipo da pisada pode evitar o desenvolvimento de lesões na coluna. Existem, basicamente, três tipos de pisada, e cada uma delas demanda um tipo de calçado diferente. São elas:

 

 

Pisada neutra

 

 

Quem possui a pisada neutra distribui o peso do corpo de maneira uniforme durante a caminhada. Para esse tipo de pisada basta um calçado que promova estabilidade para evitar qualquer tipo de problema.

 

 

Pisada pronada

 

 

No caso da pisada pronada, os riscos de lesão ficam um pouco maiores, uma vez que há uma projeção do peso do corpo para o lado de dentro dos pés. Assim, a ausência de um calçado que ajude a corrigir esse tipo de pisada pode gradativamente causar dor e inflamações nas costas.

O ideal é que, nesse caso, o calçado projete os calcanhares levemente para fora, a fim de compensar a pisada natural da pessoa.

 

 

Pisada supinada

 

 

O mesmo ocorre com a pisada supinada, já que também há uma distribuição desigual do peso do corpo, porém, para o lado de fora dos pés. O uso prolongado de calçados inadequados pode forçar a coluna, causando lesões de forma progressiva.

De forma análoga, o calçado ideal para a pisada supinada deve projetar os calcanhares levemente para o lado de dentro, contrário ao da pisada pronada.

Dessa forma, é fundamental que a escolha dos calçados seja feita com muita atenção ao tipo de pisada, principalmente em casos em que há uma distribuição desigual do peso do corpo durante a caminhada.

 

 

Utilize palmilhas ortopédicas

 

 

Uma excelente opção para corrigir o tipo de pisada é a utilização de palmilhas ortopédicas. A chamada Podoposturologia é uma técnica fisioterápica de origem francesa que visa reeducar a postura e a forma de caminhar por meio da utilização de palmilhas especiais nos calçados.

 

O uso dessas palmilhas é indicado em todas as idades, sendo recomendado para a correção dos mais diversos tipos de problema postural, tais como hérnia de disco, lordose, escoliose, cifose, dentre outras. Assim, vale a pena procurar um profissional especializado na área para indicar a palmilha mais adequada ao seu tipo de pisada.

 

 

Evite o salto alto

 

 

O uso constante de salto alto é extremamente prejudicial à saúde da coluna, por alterar drasticamente a forma de caminhar. A elevação do corpo sobre os calcanhares acaba alterando a angulação das costas, projetando os ombros pra trás e, consequentemente, sobrecarregando a região da lombar (parte inferior da coluna).

 

Há também o risco do desenvolvimento de problemas na região do pescoço em função desse desbalance. Assim, é recomendável que a utilização de calçados com salto seja feita de maneira esporádica. Seu uso diário pode causar sérios problemas na coluna, além de aumentar o risco do desenvolvimento de varizes.

 

 

Procure um médico para tratar problemas de coluna

 

 

Algumas vezes o cuidado com os pés e o tipo de calçado pode não ser o suficiente para sanar um problema na coluna. Nesses casos é fundamental que um médico ou fisioterapeuta seja consultado, a fim de transmitir ao paciente as devidas orientações de acordo como o caso.

A persistência no uso de um calçado inadequado ou ainda a negligência para com dores suportáveis pode culminar em um caso mais grave de lesão. Assim, o auxílio médico se mostra fundamental na preservação da saúde dos pés e coluna.

 

 

Restou alguma dúvida sobre a importância de usar os calçados certos para evitar problemas de coluna? Tem mais alguma dica para compartilhar com nossos leitores? Conte pra gente aqui nos comentários!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140