Joelheiras ortopédicas: quais os tipos e por que é importante usar? - Meu Pé de Conforto

Joelheiras ortopédicas: quais os tipos e por que é importante usar?

Postado em 26/12/2019

Com o passar dos anos e o aumento do conhecimento científico, sobretudo na área de saúde, existem dispositivos e aparelhos que ajudam nos cuidados e na manutenção da saúde do corpo humano. Diante dessa realidade, conhecer melhor os tipos e a importância de usar joelheiras ortopédicas pode ser muito importante.

Esse item é uma ferramenta muito útil tanto para quem sente dores nessa articulação quanto para quem apenas tem algum incômodo e quer se sentir mais seguro, minimizando as chances de alguma lesão ou piora no quadro. Continue lendo este conteúdo e aprenda mais sobre o assunto!

Afinal, o que é uma joelheira ortopédica?

A joelheira ortopédica é um dispositivo criado com a intenção de manter a articulação do joelho estável e na posição adequada. Logicamente, a eficácia dessas ações dependerá do tipo de produto e do nível de proteção que ele oferece para os seus usuários.

Pessoas com dor crônica na região, desalinhamentos ou tendências a traumas, como atletas e desportistas amadores, devem fazer uso desse acessório. Ele será uma maneira de reduzir o risco do desenvolvimento de problemas mais graves nos ligamentos cruzados, nos ligamentos colaterais ou mesmo nas cartilagens.

Quais os tipos de joelheiras ortopédicas?

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre o que é uma joelheira ortopédica, chegou a hora de conhecer os principais tipos desse acessório, visto que existem modelos diferentes e com atuações distintas. Veja abaixo alguns deles.

Joelheira elástica

A joelheira elástica é um dos tipos mais comuns e costuma ser muito utilizada por quem pratica esportes. Ela é bem simples e oferece um suporte mecânico para o joelho, sendo indicada para atividades de média e de alta intensidade, como corridas. São flexíveis e não têm hastes metálicas, o que limitaria a sua eficiência.

Órtese

As órteses são joelheiras ortopédicas bastante eficientes e costumam ser empregadas quando já há uma lesão no joelho da pessoa. Em linhas gerais, ela é indicada quando há ruptura de tendões, ligamentos ou meniscos, bem como depois de cirurgias. Com hastes metálicas, ela ajuda a absorver impactos e a estabilizar a articulação. 

Faixa simples

A faixa simples é um modelo de joelheira muito usada pelos atletas que fazem levantamento de peso. Eles a colocam firmemente ao redor do joelho, de maneira espiral, trazendo mais segurança e evitando o desenvolvimento de lesões associadas aos agachamentos ou ao levantamento de cargas muito elevadas.

Quando devemos usar joelheiras ortopédicas?

Como dissemos, as joelheiras ortopédicas podem ser utilizadas em diversas situações, por qualquer pessoa. Além de ajudar a trazer mais segurança e estabilidade para essa articulação tão importante, o acessório também é útil para quem está em períodos pós-operatórios na região e depois de traumas, como entorses de joelho.

Como você pôde ver, as joelheiras ortopédicas podem ser um recurso importante para proteger os joelhos. Com os cuidados necessários, uma reabilitação bem-feita, o uso de calçados adequados e outras ações do tipo, você protege seus joelhos e fica longe das dores e das limitações!

Gostou de aprender mais sobre as joelheiras ortopédicas? Então, aproveite para conferir nossas opções!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140