DICAS DE COMO ESCOLHER SAPATOS CONFORTÁVEIS - Blog Meu Pé de Conforto

DICAS DE COMO ESCOLHER SAPATOS CONFORTÁVEIS

Postado em 07/06/2016

6 dicas de como escolher sapatos confortáveis

Se tem uma coisa que pode deixar muita gente incomodada é usar um sapato desconfortável. O problema é que ao experimentar o sapato dentro da loja, é difícil saber se o calçado trará desconforto com o uso, afinal, são apenas alguns minutos para avaliar. Para facilitar a sua experiência na hora da compra, confira a seguir 6 dicas de como escolher sapatos confortáveis e não se arrepender depois.

 

Seu tipo de pisada

É muito importante descobrir a anatomia do seu pé e como você pisa. Os pés que possuem algum tipo de desvio podem ser chamados de pronos ou supinos. Quando o apoio do peso é maior na lateral externa do pé é caracterizado como pronado. Já quando a lateral do pé é mais plana e o apoio é maior nessa região é considerado supinado.

Para descobrir qual o seu tipo de pisada, você pode olhar a sola do seu sapato e observar qual lado está mais gasto. Esta será a região na qual o peso do seu corpo tem mais apoio na hora de pisar. Portanto, procure um calçado que seja mais compatível com os seus pés.

 

Finalidade do calçado

É muito diferente escolher um sapato para ir ao trabalho do que escolher um para ocasiões informar ou para usar no dia a dia. São vários fatores que devem ser observados. Por exemplo, para quem passa a maior parte do dia sentado um calçado com salto mais elevado não fará mal.

Porém, se for o contrário, procure um sapato que aumente a sua superfície de contato com o chão – para dar maior equilíbrio – e que possua altura menor, em torno de 5 cm. Se no seu local de trabalho há exigência do uso de salto, uma boa opção são os modelos anabela e plataforma.

 

Amortecimento

O amortecimento não é exclusivo dos tênis. Qualquer material que possa melhorar o impacto dos pés com o chão pode ser considerado um amortecedor. Desta forma, procure sempre por sapatos que sejam acolchoados na região da frente, onde os pés exercem maior pressão e suportam grande parte da carga do corpo.

 

Materiais flexíveis

Normalmente os materiais sintéticos são mais rígidos e não permitem uma boa mobilidade dos pés. Podem até mesmo causar os indesejáveis calos ou formar bolhas. Nestes casos, o mais aconselhável é dar preferência aos calçados de couro natural que conseguem ser mais maleáveis e cedem um pouco, se adaptando ao formato dos pés.

 

Bico

Muito cuidado com sapatos que possuem a parte da frente muito estreita, principalmente se a sua procura é para passar muito tempo de pé. Eles apertam os dedos, prejudicam a oxigenação dos tecidos e ainda podem causar problemas na transmissão nervosa por pressionar as terminações nervosas. Esse tipo de sapato costuma causar formigamento e parestesia nos pés.

 

Formato do pé

Por causa da grande mistura que ocorre na genética brasileira, os pés podem ser de formas variadas. Alguns mais largos, outros mais estreitos, dedos mais longos ou mais curtos e por aí vai. Na hora de escolher o sapato certifique-se que o calçado esteja bem ajustado, mas não apertado. Fique de pé e caminhe pela loja usando os dois pares. É uma das melhores formas de como escolher sapatos.

Agora que você conhece dicas de como escolher calçados confortáveis, as chances de acertar na compra do seu novo par de sapatos são maiores e seus pés agradecem.

 

O que você achou das dicas? Tem outras para compartilhar? Conte pra gente nos comentários.

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140