5 DICAS E CUIDADOS COM OS PÉS QUE VOCÊ PRECISA PASSAR A TER - Blog Meu Pé de Conforto

5 DICAS E CUIDADOS COM OS PÉS QUE VOCÊ PRECISA PASSAR A TER

Postado em 07/07/2016

5 dicas e cuidados com os pés que você precisa passar a ter

 

Os pés são o ponto de sustentação e uma das regiões mais importantes do nosso corpo. No entanto, são sempre esquecidos na hora dos cuidados diários! Cuidar dos pés demonstra preocupação com a saúde e com o bem-estar geral e, para que fiquem saudáveis e bonitos, precisam de atenção e cuidados especiais.

Continue a leitura e conheça dicas para melhorar os cuidados com os pés e se sentir mais confortável!

 

Faça uma lavagem caprichada

Esfregue bem os pés com o auxílio de uma esponja natural, dando atenção especial à limpeza das unhas. Se a região ficar úmida durante o dia, fungos podem proliferar, causando micoses e mau odor. Assim, é importante secar bem os pés após o banho, principalmente as unhas e entre os dedos.

 

Esfolie e hidrate

A pele da sola dos pés é mais grossa e resistente que a de outras áreas do nosso corpo e, por esse motivo, surgem calosidades e rachaduras. Para retirar o excesso de células mortas, é necessário esfoliar a região dos calcanhares e, depois, hidratar. Esse processo deve ser feito com produtos específicos e com um intervalo máximo de 15 dias.

A hidratação é essencial para evitar o ressecamento, a descamação, o engrossamento da pele e até mesmo rachaduras e machucados. Além disso, pés ressacados favorecem o aparecimento de doenças. Para hidratar a região, utilize cremes emolientes à base de ureia ou manteiga de karité.

 

Fique atento à escolha do calçado

A escolha do calçado é igualmente importante no cuidado com os pés. Poucas coisas machucam tanto quanto um sapato apertado! Os pés se enchem de bolhas e machucados, o que acaba com o humor de qualquer pessoa, não é mesmo? Na loja, experimente o par e ande um pouco. Confira se os sapatos novos são confortáveis e se vão ajustar-se bem aos seus pés. É importante que o calçado tenha ventilação, para evitar micoses e bactérias.

 

Abuse de cuidados especiais para relaxar pés cansados

Se você teve um dia difícil ou cansativo e deseja relaxar, pode começar pelo cuidado com os pés! Para preparar um escalda-pés, adicione a uma bacia: sal grosso, lavanda, hortelã e pedrinhas ou bolinhas de vidro. Em seguida, coloque água morna e essência de hortelã. As propriedades calmantes da hortelã vão deixar sua musculatura relaxada.

Pressione os pés no fundo da bacia, fazendo movimentos circulares e de vai e vem. Depois do escalda-pés, é interessante utilizar um hidratante ou óleo para massagem. O importante na automassagem é sentir toda a mão tocando o pé, sem se preocupar com movimentos rebuscados. Nossos pés são o reflexo do corpo todo e, por isso, relaxar os pés significa retirar toda a tensão corporal!

 

Previna-se!

Algumas pessoas transpiram muito pela sola dos pés. Se você sofre com esse problema, pode utilizar produtos especiais, como antissépticos em pó. Além disso, existem desodorantes próprios para essa região do corpo. Dê preferência para meias constituídas de algodão puro e de boa qualidade, pois as meias absorvem a transpiração e a umidade ao longo do dia. Após retirar os calçados, deixe-os arejando por pelo menos duas horas em um lugar ventilado e aberto — isso impede que fungos se proliferem, protegendo seu pé de micoses e atritos.

 

Gostou das nossas dicas de cuidados com os pés? Tem outras sugestões para compartilhar? Ainda está com dúvidas? Deixe seu comentário e conte tudo pra gente!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140