POR QUE É TÃO IMPORTANTE ESCOLHER BEM OS SEUS TIPOS DE SAPATO? - Meu Pé de Conforto

POR QUE É TÃO IMPORTANTE ESCOLHER BEM OS SEUS TIPOS DE SAPATO?

Postado em 14/07/2016

Por que é tão importante escolher bem os seus tipos de sapato?

Saber escolher os tipos de sapatos que usamos não é apenas questão de estilo, mas de saúde. Usar calçados confortáveis durante o dia é de muita importância, especialmente para quem precisa ficar em pé por muito tempo. Os sapatos errados podem causar uma baita dor na coluna e, pensando no futuro, desenvolver quadros de escoliose ou de dor crônica em determinas regiões como a lombar.

Mas a questão toda é: como saber se estamos escolhendo um sapato adequado para as nossas necessidades? Quais fatores avaliar na hora de comprar um e não errar na escolha? Você vai descobrir isso agora mesmo:

Qual é a função do sapato?

Primeiro pense em para quê você quer aquele sapato. É para trabalhar? Para uma festa? Para viajar? Fazer uma trilha? Sempre pense bem sobre o motivo pelo qual está comprando o calçado.

Por exemplo, se for para o dia a dia ou para trabalhar, o ideal é que ele seja principalmente confortável. Mas isso não significa que tem que ser um modelo feio e sem graça. É possível sim aliar conforto e beleza — mas, se não for possível, prefira sempre sentir-se confortável.

Como escolher a numeração?

A melhor forma de escolher bem o tamanho de um sapato é comprá-lo no final do dia, quando os pés estão um pouco mais inchados. Além disso, ele não deve estar muito justo. Entre o dedo de maior comprimento e a biqueira deve caber, ao menos, o diâmetro de um dedo.

Outro fator que deve ser levado em consideração é o material do qual o calçado é feito. Os de couro e os tênis costumam ceder depois de um certo tempo.

Existem tipos de sapato para cada época do ano?

Durante o verão é muito importante comprar sapatos que combinem com a estação. Os pés precisam transpirar e para isso precisam estar livres. Os chinelos são os mais indicados, mas você também pode optar por sapatos fechados feitos com tecido que permita a evaporação do suor de maneira eficaz.

Prono ou supino?

Nós temos diferentes formas de pisar no chão e você pode confirmar isso olhando a parte de trás do seu calçado, que estará mais gasto de um lado que do outro para a maioria das pessoas.

Quem pisa mais com a parte lateral externa do pé, possui o pé prono ou pronado. Já aqueles que pisam com maior intensidade com a lateral interna, têm o pé supino ou supinado. Como a indústria dos calçados já observou essas diferenças, muitos pares já vêm com uma palmilha específica para o tipo de pisada de cada um.

Porém, se o sapato desejado não lhe dá essa opção, você pode ir até um ortopedista ou fisioterapeuta especializado e fazer exames para providenciar a fabricação de uma palmilha personalizada. Assim, poderá encaixá-la nos seus calçados e diminuir o desconforto na hora de pisar.

Essas são algumas boas dicas para te ajudar na escolha dos tipos de sapato ideais para o seu dia a dia ou para uma ocasião especial. Optar pelo calçado errado pode ajudar a desenvolver problemas ósseos e musculares, principalmente no joelho e na coluna.

Além de considerar todas essas dicas importantes na escolha dos seus sapatos, é fundamental adquirir produtos de qualidade em uma loja confiável. Na Doctor Shoes, nossa loja virtual especializada em calçados, você encontra uma ampla seleção de modelos confortáveis e estilosos para diversas ocasiões. Clique aqui para explorar nossa coleção e garanta calçados que cuidam da sua saúde e proporcionam o máximo de conforto. Invista no bem-estar dos seus pés e desfrute de uma caminhada sem dores.

Se você tiver mais dicas sobre como escolher um bom sapato mande pra gente comentando aqui no post!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140