Câimbra no pé: o que fazer para evitar o desconforto? - Blog Meu Pé de Conforto

Câimbra no pé: o que fazer para evitar o desconforto?

Postado em 22/01/2020

Você já teve câimbra no pé? Algumas pessoas raramente experimentam esse incômodo, mas para outras, ele costuma ser frequente. Em ambos os casos, não há como negar que essa contração é dolorosa e até mesmo limitante.

Mas por que será que os nossos músculos se contraem dessa forma tão dolorida? Que tipo de estímulo pode causar tal reação? Respondemos a essas perguntas neste artigo para que você entenda melhor de que maneira ocorrem as câimbras.

Continue lendo e descubra por que elas se manifestam, quando é preciso se preocupar com esse problema, de que maneira ele pode ser evitado e o que pode ser feito para aliviar o desconforto das contrações.

Como acontece a câimbra no pé?

O corpo humano é composto por diferentes tipos de músculo, sendo os cardíacos, os lisos e os estriados. Esses últimos pertencem ao grupo chamado de músculos voluntários. Eles são compostos por fibras e dependem da vontade do indivíduo para se contraírem.

São aqueles do esqueleto, como os que encontramos em nossas pernas, braços, mãos, pés e pescoço. Justamente eles podem ser acometidos por câimbras, um problema que se caracteriza como uma contração súbita e involuntária de um ou mais músculos.

A câimbra no pé se manifesta da mesma forma como todas as outras. Acredita-se que esse espasmo repentino possa ser estimulado, basicamente, por uma superexcitação dos nervos que estimulam a musculatura, fazendo com que ela se contraia dessa forma. Alguns motivos para que isso aconteça são:

  • esforço físico intenso;
  • gestação;
  • diabetes;
  • hipoglicemia;
  • hipotireoidismo;
  • desidratação;
  • postura inadequada;
  • alterações na estrutura corporal.

A deficiência de potássio é apontada como uma das causas da câimbra no pé e em outras partes no corpo. No entanto, a câimbra está mais associada à carência de magnésio e cálcio, uma vez que a carência do potássio tem como sintoma principal a paralisia muscular ou a fraqueza.

A câimbra é um problema?

A câimbra no pé pode se manifestar em pessoas de qualquer idade e, apesar de ser muito dolorosa e incômoda, não causa preocupação quando acontece eventualmente e dura poucos segundos ou um minuto.

Powered by Rock Convert

Ela apenas deve ser vista como um problema que exige atenção quando se torna recorrente, com uma dor muito intensa, associada a outros sintomas, ou quando não passa. Nesses casos, pode indicar outra condição que precise de tratamento.

Como evitar a câimbra no pé?

Manter uma alimentação nutritiva e rica em minerais é importante para manter a musculatura funcionando perfeitamente. Além disso, é fundamental beber bastante água, porque a câimbra no pé está associada à desidratação orgânica.

Outra medida importante é fortalecer os membros inferiores praticando exercícios. Entretanto, eles precisam estar adequados ao condicionamento físico de cada pessoa e deve-se fazer aquecimento ou alongamento antes do treino e alongar-se ao finalizá-lo.

Pessoas que trabalham em pé precisam fazer pausas periódicas para descansar e alongar os membros. Também é fundamental a escolha de calçados adequados para evitar sobrecarga e esforço excessivo dos membros inferiores.

O que fazer se a câimbra se manifestar?

Se mesmo adotando essas medidas a câimbra no pé se manifestar, você pode aliviar esse desconforto fazendo os músculos relaxarem. Caso seus dedos estejam virados para baixo, basta segurar a ponta do pé suavemente e puxar os dedos para cima. Se for o contrário, empurre os dedos gentilmente para baixo.

Você também pode fazer uma massagem nos pés para aliviar a câimbra. Sempre procure realizar movimentos suaves, sem forçar excessivamente a musculatura, para que ela relaxe aos poucos e se posicione de forma correta outra vez.

Ninguém está livre de ter uma câimbra no pé, mas ela pode ser evitada, e uma das formas de fazer isso é escolher os calçados corretos para evitar o esforço excessivo e a sobrecarga, principalmente para quem trabalha em pé, caminha muito ou faz exercícios físicos. Portanto, prefira modelos confortáveis e adequados à atividade que você realizará.

Continue aprendendo como cuidar da saúde dos seus pés. Assine a nossa newsletter e enviaremos temas interessantes como este para o seu e-mail!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140