O que fazer para aliviar a dor nos ombros? Saiba aqui! - Blog Meu Pé de Conforto

O que fazer para aliviar a dor nos ombros? Saiba aqui!

Postado em 27/08/2021

Quando alguém está sofrendo de dor no ombro, normalmente é difícil erguê-lo, alcançar itens que estão no alto ou colocar uma camiseta, por exemplo. Entrar, sair do carro e colocar o cinto de segurança também pode ser muito difícil e, às vezes, quase impossível. O fato é que rigidez ou fraqueza nos ombros podem dificultar as tarefas diárias.

Há diversas causas possíveis para a dor no ombro, mas as causas mais comuns de dor no ombro são em decorrência de artrite, tendinite, fraturas, má postura, bursite, por exemplo. No caso da bursite, ela ocorre quando a bursa entre o tecido mole sobrejacente e os ossos ficam inflamadas. Sendo os ombros um dos locais mais comuns para ela bursite ocorrer.

Mas você sabe como aliviar essa dor? Neste post, daremos algumas dicas para te ajudar. Confira!

Fazer alongamentos e atividades físicas

O ombro dolorido também pode ser em virtude de músculos rígidos ou tensos, provavelmente em razão de esforços repetitivos, má postura a longo prazo ou simplesmente por não se exercitar o suficiente. Contanto que a dor no ombro não seja insuportável com o movimento, alguns alongamentos mais leves de 3 a 5 vezes por dia são provavelmente benéficos.

Os músculos doloridos e rígidos respondem bem ao alongamento leve, porque reduz a tensão, promove o fluxo sanguíneo e melhora a flexibilidade. Faça o seguinte alongamento: sentado ou em pé, alcance a parte da frente do corpo e segure atrás do cotovelo oposto. Puxe a parte de trás do cotovelo sobre o peito até sentir os músculos esticarem no ombro correspondente.

Enquanto estiver de pé ou sentado, coloque a mão nas costas e agarre o pulso do ombro afetado. Puxe o pulso para baixo lentamente até sentir os músculos do ombro correspondente se esticarem.

O fato é que atividades físicas e alongamentos regulares podem manter seus ombros flexíveis e fortes.

Tomar medicação

Existem medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, que ajudam no alívio da dor e minimiza a inflamação. Alguns medicamentos como Paracetamol e Aspirina podem auxiliar no alívio da dor. Isso ajuda a lidar com a lesão e dormir melhor enquanto se recupera.

Diminuir a inflamação é importante também em lesões do manguito rotador, tendinite e artrite, além de outras lesões no ombro. No caso dos relaxantes musculares, eles podem ajudar no tratamento da dor se você tiver tensão muscular ou espasmos ao redor da articulação do ombro. Os mais comuns são Tizanidina, Ciclobenzaprina e Baclofeno.

Lembrando que será preciso uma receita médica. Além disso, os relaxantes musculares costumam causar sonolência e não devem ser tomados ao dirigir. Os medicamentos para a dor podem causar efeitos colaterais, como azia e dores de estômago. Lembrando que é muito importante consultar um médico antes de fazer a ingestão de medicamentos.

É possível também experimentar géis e cremes para aliviar, porém, eles não possuem os mesmos efeitos colaterais que os analgésicos orais.

Colocar compressa gelada

Compressas geladas podem ajudar a reduzir o inchaço e dor nos ombros. Caso a dor tenha começado recentemente ou parece estar inflamado, aplique um saco de gelo picado (ou uma compressa gelada) na parte mais sensível, a fim de diminuir a inflamação e anestesiar a dor.

Esse tipo de tratamento é mais eficaz para lesões que envolvem algum tipo de inchaço, pois reduz o fluxo sanguíneo. Aplique uma bolsa de gelo por até 20 minutos, 3 a 5 vezes por dia até que a dor diminua ou desapareça completamente. Lembre-se de enrolar a compressa fria em uma toalha macia. Evite aplicar compressas geladas diretamente na pele.

Corrigir a postura

Uma rotina diária ou um trabalho que exija um longo período de tempo em uma posição sentada à frente do computador, por exemplo, fará com que os ombros fiquem naturalmente inclinados para a frente. Isso ocasiona em músculos do peito tensos, músculos da parte superior das costas mais fracos e possíveis nervos comprimidos, além de um restrito fluxo sanguíneo.

Logo, é essencial, algumas vezes por dia, se levantar e realizar leves alongamentos: cruzando os braços na frente do tórax e segurá-los, realizando rotações do pescoço e flexões laterais, por exemplo. Isso ajudará a reduzir a tensão nos ombros e consequentemente, a dor.

Corrigir a posição para dormir

Algumas posições para dormir podem causar dor nos ombros, principalmente as posições em que o braço fica acima da cabeça. Pessoas obesas também correm o risco de afetar as articulações dos ombros caso durmam de lado. A fim de evitar a causa ou agravamento da dor no ombro, evite dormir de lado ou de estômago para cima — em vez disso, durma de costas.

Lembrando que enquanto dorme de costas, é recomendado usar um pequeno travesseiro para apoiar e elevar um pouco o ombro dolorido. Caso somente um ombro esteja dolorido, pode ser mais confortável dormir do outro lado se a parte superior do corpo não estiver muito pesada. Além disso, é importante ressaltar que a escolha de um bom travesseiro de apoio para a cabeça, também pode aliviar a pressão das articulações dos ombros.

Descansar os ombros

As causas mais comuns de um ombro dolorido é o excessivo de movimentos repetitivos do ombro ou seu esforço excessivo, levantando coisas muito pesadas. Caso esta seja a provável causa de seu ombro dolorido, pare a atividade que está causando a dor e descanse.

Se estiver no trabalho, pergunte ao chefe se você pode mudar temporariamente de atividade para outra que seja menos repetitiva e exija menos dos seus ombros. Já, se sentir muita dor enquanto estiver treinando na academia, é preciso rever o peso utilizado e também as posições corretas de exercícios. Lembre-se de pedir a orientação de um personal trainer ou de algum profissional da área. Dessa forma, aliviará a dor nos ombros.

Com essas dicas é muito mais fácil aliviar a dor nos ombros, não é mesmo? É importante ressaltar também que cuidar da coluna ajuda a aliviar essa dor. Uma forma de fazer isso é distribuir as cargas de forma equilibrada, quando for pegar peso, evitando dores e conservando a energia. Isso se deve ao fato de que essa dor no ombro costuma ocorrer quando o paciente apresenta alguma lesão ou compressão em nervos cervicais da coluna.

Curtiu nosso post? Então, curta nossa página no Facebook e leia muitos conteúdos interessantes como este!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140