Confira aqui como aliviar a dor no pescoço de uma vez por todas - Blog Meu Pé de Conforto

Confira aqui como aliviar a dor no pescoço de uma vez por todas

Postado em 01/09/2021

A dor no pescoço é uma queixa frequente de muitas pessoas. As principais causas da dor no pescoço são estresse, tensão muscular e má postura. A artrose também é uma causa comum de dor no pescoço. Além disso, o uso excessivo, como ficar curvado por longas horas na frente de um computador ou smartphone, geralmente causa tensão muscular.

Mesmo as menores coisas, como ler um livro na cama ou ter o costume de cerrar os dentes, podem tencionar os músculos do pescoço. Em casos raros, essa dor pode ser um sintoma de um problema mais sério. Na maioria dos casos, ele desaparece por conta própria após algumas semanas. Porém, ela é muito incômoda, não é mesmo?

Pensando nisso, daremos algumas dicas de como aliviar a dor no pescoço. Confira!

Fazer massagem

Uma das dicas mais efetivas para aliviar a dor no pescoço é fazer massagens na região. Ela é uma ótima opção, devido ao fato de oferecer vários benefícios, como: estimulação do sistema imunológico, relaxa o sistema nervoso, redução dos níveis de stress e ansiedade, eliminação de toxinas, facilita a respiração, elimina a fadiga e também melhora o sono.

Lembrando que é recomendado fazer massagens com óleos essenciais, como lavanda, árvore do chá ou citronela, que apresentem propriedades curativas.

Fazer alongamentos e exercícios para o pescoço

Um estilo de vida sedentário é uma ótima maneira de desenvolver problemas como dor e tensão. Caso você trabalha em um computador ou fique sentado por longos períodos do dia, é ainda mais provável que sinta dores no pescoço. Uma ótima solução é fazer alongamentos de pescoço e exercícios diariamente.

Os exercícios ajudam a estimular o fluxo sanguíneo por todo o pescoço e mantêm os músculos flexíveis. Experimente ioga para dores no pescoço ou esses exercícios simples para o pescoço. Dê uma caminhada, corra, caminhe, nade ou qualquer tipo de exercício que você adora fazer. O fato é que ficar ativo mantém a dor e o estresse sob controle.

Inclusive, se já consultou o seu médico e a origem da dor cervical é muscular, é recomendado fazer os seguintes exercícios: vire sua cabeça lentamente para a direita e mantenha-a nessa posição durante 3 minutos. Repita o processo para o lado esquerdo e repita os movimentos pelo menos cinco vezes. Em seguida, abaixe a cabeça, deixando o queixo descansar no peito por três segundos. Faça esse exercício por 5 minutos.

Usar uma compressa morna

A sensação é de dor e rigidez, não é mesmo? Então, use o calor para aliviar essa dor. Não é recomendado usar compressas de gelo para curar a dor no pescoço. Isso se deve ao fato de o frio causar estagnação e dor. Na verdade, como o pescoço é muito vulnerável ao frio, o uso de gelo pode piorar a dor.

No lugar do gelo para anestesiar a dor, é preciso utilizar terapias quentes, pois o calor estimula a circulação e relaxa os músculos. Compressas mornas no local da dor fazem toda a diferença. Até mesmo um banho quente pode ajudar a aliviar a dor no pescoço. Apenas certifique-se de manter o pescoço coberto, caso for sair logo após a aplicação da compressa.

Fazer acupuntura

Quer chegar à raiz do problema? Faça sessões de acupuntura! Ela é uma das formas mais eficientes de aliviar a dor no pescoço e evitar que ela volte. Isso se deve ao fato de que, ao contrário de um tratamento, como com um analgésico de venda livre, a acupuntura soluciona as causas subjacentes de sua dor.

Ela ajuda a estimular o fluxo sanguíneo e possibilita a cura do problema em um nível mais profundo, a fim de que seus tecidos consigam se curar e restaurar sua função saudável.

Dormir com a postura correta

A postura correta do corpo na hora de dormir pode evitar que você acorde com uma dor no pescoço ou até mesmo ajudar a aliviá-la, caso já esteja sentindo-a. É preciso evitar dormir de bruços e passar a utilizar um travesseiro que facilite uma postura mais adequada para o pescoço.

Para quem gosta de dormir de costas é aconselho usar uma almofada cilíndrica sob a curva do pescoço, com uma almofada plana por cima para amortecer a cabeça. Por outro lado, as pessoas que dormem de lado devem manter as costas retas, usando um travesseiro mais alto no pescoço do que na cabeça, evitando assim que o pescoço fique curvado ao longo da noite.

Ajustar a postura no local de trabalho

Caso no seu trabalho seja necessário passar horas e horas na frente de um computador, essa dica é imprescindível para aliviar a dor no pescoço. O fato é que somente ajustando as condições nos locais de trabalho, será possível aliviar a tensão no pescoço ocasionada por uma postura inadequada.

Lembre-se de posicionar da forma correta a mesa, na cadeira, computador e telefone, de modo que a tela fique na altura dos olhos, os joelhos fiquem abaixo dos quadris, os braços fiquem corretamente apoiados no apoio de braço da cadeira e as costas apoiadas corretamente no encosto. Enquanto fala ao telefone, por exemplo, o pescoço deve estar relaxado.

Relaxar para aliviar o estresse

Por último e não menos importante, essa dica pode ajudar muito no alívio das dores no pescoço. Como grande parte dessa dor é ocasionada pelo estresse, é preciso aprender técnicas de relaxamento. Procure lugares tranquilos, onde ninguém possa incomodar. Você terá que sentar e fechar os olhos, enquanto abaixa a cabeça e o pescoço. Isso vai tencionar os músculos e, em seguida, liberar a tensão.

Para técnicas de respiração, você deve sentar-se relaxado e respirar profundamente, deixando o ar descer para o abdômen. Depois disso, você deve expirar completamente, apertando suavemente o estômago. Respire profundamente por alguns minutos.

Com essas dicas, fica muito mais fácil aliviar a dor no pescoço. Lembrando que é muito importante cuidar da coluna também, a fim de evitar essa dor. Hérnias de disco, por exemplo, podem exercer pressão sobre os nervos que se estendem da medula espinhal. O fato é que ela reflete diretamente na região do pescoço e ao cuidar bem de sua coluna, conseguirá evitar muitos problemas, como dores e desvios na mesma.

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