Está com dor no cotovelo? Descubra o que pode ser - Blog Meu Pé de Conforto

Está com dor no cotovelo? Descubra o que pode ser

Postado em 23/06/2021

É normal que, ao longo da vida, qualquer pessoa sinta algum incômodo em alguma parte do corpo. Afinal, a rotina corrida das grandes cidades, o estresse do trabalho e até mesmo a ansiedade com o futuro podem cobrar o seu preço. Pensando nisso, preparamos um post falando sobre a dor no cotovelo e as suas principais causas.

Essa é uma região sensível e que pode ser acometida por diversas razões, merecendo um pouco mais de atenção e, em casos mais graves ou duradouros, uma boa visita ao seu médico de confiança. Ficou interessado em aprender mais sobre o tema? Então, não deixe de conferir o conteúdo a seguir. 

O que é a dor no cotovelo?

A dor no cotovelo, obviamente, se caracteriza por um incômodo mais ou menos intenso nessa região do copo. Trata-se de um dos problemas mais recorrentes para boa parte das pessoas, principalmente para aquelas que praticam exercícios regularmente, uma vez que essa é uma das articulações mais exigidas em diversas atividades físicas.

O lado bom dessa história é que, salvo algumas exceções que cursam com maior gravidade, boa parte dos desconfortos na área podem ser facilmente tratados, seja com medidas preventivas ou com algumas condutas específicas. Porém, é preciso ficar atento quanto a disfunções mais sérias, como luxações, artrose e assim por diante.

Quais as causas da dor no cotovelo?

Como dissemos, a dor no cotovelo pode ser desencadeada por conta de exercícios, sobretudo quando feitos de forma recorrente. Entretanto, existem outras causas comuns, como a epicondilite, uma patologia caracterizada pela inflamação dos tendões da região. O quadro pode ser conhecido como cotovelo de golfista ou tenista, por ser prevalente em tais práticas.

A bursite também pode causar dores na parte de trás da articulação, quando há inflamação na “Bursa”, uma pequena bolsa que “amortece” o contato das estruturas do local. Já a artrose se caracteriza pelo desgaste ósseo, atrapalhando a movimentação, sem esquecer de fraturas e luxações, usualmente mais relacionadas com traumas.

Como evitar a dor no cotovelo?

Para evitar dores no cotovelo, o mais importante é identificar a causa. Se você pratica algum esporte de maneira recorrente, é interessante fazer isso com ajuda profissional e até mesmo reforçar a musculatura da região, de forma a evitar lesões. Essa dica vale, inclusive, para pessoas sedentárias, que podem se beneficiar bastante com um bom reforço muscular.

Caso o quadro se arraste sem resolutividade, é hora de procurar um bom médico. Ele não apenas poderá fazer o diagnóstico e passar orientações, como também em disfunções mais sérias, deverá solicitar exames complementares de imagem, indicar sessões de fisioterapia ou prescrever medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios. 

Agora você já sabe tudo sobre a dor no cotovelo. Para evitar o problema, não se esqueça de seguir essas dicas, além de evitar movimentos bruscos e se lembrar de se aquecer bem antes de começar qualquer atividade física mais intensa!

Gostou de aprender um pouco mais sobre a dor no cotovelo e suas causas? Então não deixe de curtir o perfil da Doctor Shoes no Facebook!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140