Dor na canela: conheça as causas e como tratar esse problema - Blog Meu Pé de Conforto

Dor na canela: conheça as causas e como tratar esse problema

Postado em 22/07/2021

A dor na canela pode ser bastante desagradável e demandar um período de repouso até a recuperação completa. Também pode ser necessário que você inicie um tratamento de acordo com a intensidade da dor e a frequência que sinta esse tipo de problema. 

Neste artigo, nós explicamos quais são os fatores que levam à ocorrência de dor nessa parte do seu corpo. Ainda detalhamos de que maneira você pode prevenir e quando é recomendado buscar um tratamento para cuidar desse incômodo. Confira!

O que é a dor na canela? 

A dor na canela, chamada de canelite, é provocada por uma inflamação no osso dessa região do corpo, chamado de tíbia. Por isso, esse problema também é conhecido como a síndrome de estresse medial tibial.

O principal sintoma é sentir um incômodo intenso na região da canela, especialmente se você estiver fazendo exercícios de alto impacto, a exemplo de corridas. Também é comum que essa dor seja sentida por pessoas que praticam esportes como o ciclismo e o tênis. 

A inflamação na canela pode ter várias causas, a exemplo da sobrecarga nessa parte do corpo. Isso em razão de a tíbia ser encarregada de oferecer sustento ao impacto durante atividades como as caminhadas e corridas. 

Habitualmente, o problema surge em iniciantes na prática dessas atividades físicas, que podem extrapolar na intensidade do exercício. De outro modo, a dor pode aparecer no período de adaptação do seu corpo aos movimentos.

Ao fazer treinamentos físicos sem tomar cuidados, é provável que a situação se acentue e que a dor na canela também se torne constante. Por conta disso, é recomendado buscar tratamento o mais breve possível. 

Quais as causas mais comuns para a dor na canela? 

Inicialmente, um dos principais motivos que podem provocar a dor na canela é a falta de alongamento e de aquecimento antes de desenvolver as atividades físicas. Além disso, o problema pode ocorrer se não for feito um descanso apropriado durante a prática dos exercícios. 

O excesso de peso é mais um ponto que merece atenção se você busca evitar sentir dores nessa região do corpo. Ademais, é possível sentir um incômodo na canela devido a fatores genéticos e ainda por conta do uso de calçados impróprios. 

Sob outra perspectiva, uma causa comum para esse problema é a alteração na sua pisada. Bem como esse tipo de dor é frequente para as pessoas que realizam caminhadas e corridas em pisos irregulares ou ainda em solos mais rígidos, a exemplo do asfalto.

Portanto, é interessante evitar a realização de atividades físicas sem o acompanhamento de um profissional. Afinal, o especialista é capaz de avaliar quais são os limites do seu corpo e também orientar sobre o período de descanso apropriado para o seu treino. 

Mais uma maneira de prevenir a dor na canela é fazer uma evolução gradual na sua prática de exercícios físicos. Por isso, se você deseja começar a correr, é recomendado que inicie o treino de forma mais leve, com uma caminhada. Depois é possível progredir para a corrida, a depender das condições do seu corpo. 

Do mesmo modo, ao realizar o seu treinamento físico, outra observação importante é prestar atenção no tipo de calçado que você usa. Assim sendo, confira se o tênis que você utiliza para realizar a caminhada ou a corrida é apropriado para o seu tipo de pisada.

Uma boa dica para quem quer prevenir a dor na canela também é atentar para as características do solo que deve percorrer. Em vista disso, pode ser indicado intercalar o tipo de piso onde realiza as atividades físicas, com o propósito de evitar a ocorrência de lesões devido ao impacto. 

O que você pode fazer ao sentir dor na canela? 

Depois de conhecer os principais sintomas e causas da dor na canela, explicaremos adiante quais são as maneiras de tratar esse incômodo. A princípio, ao começar a sentir essa região do corpo dolorida, é recomendado que você diminua a intensidade das atividades físicas.

Se possível, descanse e evite esforços nessa parte do corpo. Uma recomendação que pode ajudar é administrar uma compressa de gelo na canela, para aliviar o incômodo. 

No entanto, se a dor persistir por mais de três dias e a intensidade do incômodo aumentar, você precisará procurar um ortopedista. Dessa maneira, o médico poderá avaliar o seu caso e recomendar um tratamento compatível. 

O especialista também será capaz de recomendar a realização de exames, a fim de identificar eventuais lesões ou fraturas. É importante destacar ainda que o tratamento para a dor na canela pode envolver o uso de anti-inflamatórios, conforme a recomendação médica.

Normalmente, os cuidados para esse problema incluem ainda recomendações específicas sobre a prática de atividades físicas. Por isso, no início, pode ser indicado o repouso completo. Depois disso, o profissional que está acompanhando você pode sugerir o retorno aos exercícios progressivamente.

Também é comum que os cuidados incluam sessões de fisioterapia, para que você realize exercícios para fortalecimento e alongamento dessa região do corpo. Desse modo, o tratamento ainda pode auxiliar a corrigir os movimentos e evitar novas lesões.

A melhora pode depender do avanço do seu tratamento e das causas da dor que você sente. De maneira geral, é possível se recuperar da canelite em um período de três semanas. Porém, o tempo de recuperação depende de cada pessoa e, por isso, também pode ser estendido.

Se a situação do paciente for mais grave, por exemplo, pode ser recomendado realizar uma cirurgia. Portanto, é bom pontuar que não é indicado ignorar a canelite. Quando as dores persistem, esse é um sinal de que é importante ouvir a opinião de um médico. 

Com base no que apresentamos, você conheceu as principais causas da dor na canela, como a falta de aquecimento e de alongamento para a prática de atividades físicas. Também entendeu de que modo é possível tratar esse tipo de problema, com a recomendação médica.

Gostou de saber mais sobre a dor na canela? Veja também o nosso artigo com mais detalhes sobre o tratamento da canelite!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140