Veja como fazer meditação para acalmar a mente - Meu Pé de Conforto

Veja como fazer meditação para acalmar a mente

Postado em 27/01/2021

Vivemos tempos estressantes, e os acontecimentos dos últimos meses reforçaram esse cenário. A pandemia do coronavírus aumentou nossos cuidados na rotina e fez com que passássemos por períodos de extrema ansiedade. Nesse contexto, aprender como fazer meditação para acalmar a mente pode ser muito interessante.

A meditação é uma prática milenar e que oferece um enorme contingente de benefícios, sobretudo no que diz respeito à saúde mental, ao autoconhecimento e até mesmo ao ganho de uma nova perspectiva para encarar a vida. Quer descobrir como fazer isso? Então continue lendo esse pequeno guia!

Conheça os estilos de meditação

O primeiro passo para fazer meditação para acalmar a mente consiste em conhecer os estilos mais comuns da prática. Existem muitas opções e você precisa escolher aquela que mais combina com a sua personalidade, as suas expectativas e o tempo que você tem disponível.

Cada vertente tem uma proposta e é fácil achar material sobre o tema. Entre as principais, podemos destacar a tântrica, yoga, zazen, transcendental, Hare Krishna, mindfulness e assim por diante.

Reserve um local específico

Depois de escolher o seu estilo favorito, é hora de reservar um local e prepará-lo para a prática. O ideal é que ele seja calmo e sem grande circulação de pessoas. Além disso, você deve colocar o celular no silencioso e fugir de distrações que possam interromper o momento.

Utilize roupas leves e retire os calçados. Uma boa ideia é reservar um horário diário para isso, pois os exercícios pedem concentração e periodicidade. Sendo assim, construir o hábito é o mais importante, evitando esquecimentos ou desculpas.

Fique confortável e comece

Agora é hora de começar. Fique em uma posição confortável para o seu corpo, que não ocasione nenhuma dor ou incômodo. Uma referência comum na prática tradicional é sentar-se em posição de lótus ou, como é popularmente chamada, posição de índio.

No entanto, essa é apenas uma sugestão. O que importa é que você mantenha as costas eretas e foque em sua respiração. Inspire e expire profunda e lentamente, se concentrando nesse ato e buscando sensações de tranquilidade. Encontre o seu ritmo, sem dispersões.

Observe e entenda o seu corpo

Por fim, não podemos deixar de dizer que a meditação ajuda no autoconhecimento e você deve aproveitar a prática para entender melhor o seu corpo. Essa é uma forma de se conectar consigo mesmo, focando em algo tão essencial quanto a respiração.

Você pode, a cada momento, direcionar a sua atenção para uma parte, como os olhos ou o coração, tentando entender as sensações e respostas que isso traz. Porém, faça isso sem pressa ou expectativas, apenas aproveitando suas percepções.

Seguindo esses passos, você pode utilizar a meditação para acalmar a mente. Com tantos benefícios e sendo simples de fazer, dê uma chance para a prática! Reserve um horário e comece a meditar hoje mesmo.

Agora que você aprendeu como usar a meditação para acalmar a mente, que tal dividir este conteúdo com outras pessoas? Compartilhe este post nas suas redes sociais!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140