BLACK FRIDAY | UM DIA PARA SE APROVEITAR - Blog Meu Pé de Conforto

BLACK FRIDAY | UM DIA PARA SE APROVEITAR

Postado em 24/11/2015

Você que está pensando em aproveitar a Black Friday, sabe como surgiu esse dia tão importante para o comércio?

Desde 1975, nos EUA, a data marca a liquidação anual do pós Dia de Ação de Graças. Para que as lojas tenham o estoque livre para as vendas de natal, elas costumavam liquidar todo o excedente. De lá pra cá, a Black Friday virou sinônimo de preço baixo e até chegou ao Brasil.

 

No nosso país, a Black Friday acontece desde 2010 e se destacou no mercado online. Milhões de reais em produtos de informática, vestuário e eletrodomésticos são vendidos em e-commerces nessa data.

 

Em 2013, a Black Friday no Brasil bateu seu recorde, lucrando R$770 milhões em comércio online. Os produtos mais almejados são televisores, e smartphones. A média de desconto para aparelhos celulares foi de 16% e para televisores chegou a 19%.

 

Segundo a consultoria E-Bit, em 2014, a data deve gerar R$1,2 bilhão somente na internet. O que corresponde a 3,5% do faturamento anual, consolidando assim a Black Friday, como uma das datas mais importantes para o comercio online.

Assim como nos Estados Unidos, a Black Friday Brasil acontece anualmente na sexta-feira seguinte à quarta quinta-feira de novembro. Há registros de que o evento também aconteça em lojas físicas, pelo menos no Brasil e Estados Unidos.

 

A segunda edição do Black Friday, em 25 de novembro de 2011, rendeu um faturamento de 100 milhões para os e-commerces brasileiros, representando um incremento de 80% em relação ao ano de estreia no país.

 

A quarta Black Friday, que caiu no dia 29 de novembro de 2013, mais uma vez bateu recorde de vendas, contemplando a venda tanto de bens, como produtos diversos, imóveis, carros, artigos infantis, utilidades domésticas; quanto de serviços, como turismo, festas infantis e comunicação.

 

O evento não tem regulamentação, nem organização centralizada. Qualquer empresa, tanto virtual, quanto física pode fazer promoções com o nome Black Friday. A procura pelo termo ‘Black Friday’ em 2013 cresceu mais de 300% em relação a 2012, o que levou muitas agências de publicidade a se colocarem como centrais oficiais do evento.

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140