Entenda o que é equoterapia, como ela funciona e seus benefícios - Blog Meu Pé de Conforto

Entenda o que é equoterapia, como ela funciona e seus benefícios

Postado em 08/05/2018

Quem tem ou já teve algum bicho de estimação sabe: viver com animais pode trazer diversos benefícios à saúde. A convivência pode ajudar na redução da ansiedade e do estresse, da letargia e até mesmo dos sintomas da depressão, e é tão positiva que alguns tipos de terapias utilizam animais em seus tratamentos.

Agora, você sabe o que é equoterapia? Se tem interesse por cavalos, você vai gostar de saber que algumas pessoas utilizam o animal para mais do que a prática de esportes. Montar pode ser um verdadeiro processo terapêutico.

Que tal descobrir mais sobre essa modalidade de tratamento que tem ajudado diversas pessoas de um modo totalmente natural? Confira abaixo tudo o que a equoterapia pode proporcionar.

O que é equoterapia?

Ainda pouco conhecida pelo público em geral, a equoterapia é um importante método de tratamento para pessoas com deficiência por meio do uso de cavalos. Utilizando o animal em diversas abordagens interdisciplinares, o tratamento trabalha em prol da reabilitação física e mental dos pacientes.

De forma geral, o público da equoterapia são pessoas com alguma disfunção mental, sensitiva ou motora, que apresentam problemas de movimento, na postura ou até mesmo em seu comportamento visceral.

O contato com o cavalo oferece melhoras também àqueles com algum tipo de distúrbio neurológico, sendo recomendado a portadores da síndrome de Down, esclerose múltipla e autismo. Auxilia ainda no tratamento de crianças com hiperatividade ou muito agitadas, assim como daquelas com dificuldade de concentração.

Como funciona o tratamento?

A prática de equoterapia se dá sobre o cavalo em movimento, precedida por algumas sessões de reconhecimento do animal.

Montado no cavalo, o praticante — termo que designa a pessoa em atividade equoterápica — começa a sofrer em seus músculos os mesmos estímulos que usaria para andar.

Isso acontece porque, quando o animal realiza movimentos, esses são transmitidos para a pessoa montada, gerando um mecanismo de resposta. E, apesar de serem feitos rapidamente, o cérebro humano ainda consegue captá-los e processá-los.

Da mesma forma, é preciso que o praticante mantenha o equilíbrio sobre a cela, forçando uma postura mais correta — o que corrige certos problemas de coluna.

Powered by Rock Convert

É claro que, para as sessões, o praticante deve ser acompanhado por um terapeuta nesse caso, pode ser um psicomotricista, um fonoaudiólogo ou um fiseoterapeuta especializado  e pelo treinador do cavalo, que lhe darão instruções. O animal, por sua vez, deve ser manso e dócil e a prática deve ocorrer em local específico.

Quais os seus benefícios?

Utilizada como um importante recurso terapêutico, a equoterapia pode proporcionar diversos benefícios posturais graças às ações do trote do cavalo no organismo do paciente.

Semelhante a outras formas de fisioterapia, a equoterapia também busca a reabilitação do praticante por meio de exercícios físicos. Nesse caso, o cavalo aparece como um facilitador da atividade, mas a prática ainda exige esforço físico e um grande trabalho muscular. 

Como resultado, o praticante observa uma melhora em sua coordenação e equilíbrio, desenvolve a noção de lateralidade e desenvolve maior percepção sobre o próprio corpo.  

Da mesma forma, a equoterapia trabalha aspectos sociais e emotivos, atingindo excelentes resultados em pacientes com condições como o autismo, por exemplo. Isso porque, em contato com o animal, o praticante pode superar alguns medos, com melhoras significativas na área emocional e na interação social.

De forma geral, bastam poucas sessões para se obter resultados. E como acontece fora de um consultório tradicional, permitindo contato com o ambiente externo e com o animal, o tratamento pode ser visto como uma atividade lúdica.

Assim, melhora também o ânimo e a sensação geral de bem-estar  tanto do paciente quanto de seus acompanhantes.

Como é possível perceber, esse tratamento é completamente natural e aproveita os benefícios da relação entre o corpo e as sensações do paciente em harmonia com a movimentação do cavalo. Desse modo, a prática vai além de simplesmente montar. Ela aproveita o melhor que a conexão entre humanos e animais pode proporcionar.

Agora que você já sabe o que é equoterapia, que tal aprender ainda mais sobre saúde e bem-estar? Assine nossa newsletter e descubra diversas dicas para melhorar sua qualidade de vida. 

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140