Evite 5 erros comuns que causam problemas nos pés!

Postado por Mestiça 23/12/2016 0 Comentários Curiosidades,

A saúde dos nossos pés é essencial para uma vida mais equilibrada e feliz. Afinal, ninguém gosta de sentir aquelas incômodas dores no fim do dia depois de passar horas usando um calçado apertado, muito menos de sofrer por outros problemas nos pés devido a alguns deslizes na rotina.

Para te ajudar a cuidar bem do seu corpo, listamos aqui 5 erros comuns que podem causar problemas nos pés e o que fazer para evitá-los. Acompanhe!

 

 

1. Deixar os pés úmidos

 

Deixar os pés úmidos pode até ser comum no verão, mas saiba que essa atitude pode causar problemas na saúde destes membros. Isso acontece porque a umidade favorece a contaminação por fungos ou bactérias, que podem causar os seguintes males:

  • Micose: infecção na pele ou nas unhas e que pode ser facilmente transmitida.
  • Mau cheiro: o famoso chulé, que ocorre por causa da ação de bactérias sobre o suor ou a umidade.
  • Bolhas e irritações: causadas pelo atrito dos pés molhados com calçados.

Alguns cuidados são essenciais para evitar estes problemas, como manter os pés secos, principalmente entre os dedos. Por isso, fique atento ao sair de locais públicos ou em caso de ter os pés molhados por conta de chuva.

Também é importante utilizar calçados mais abertos ou com respiros para proporcionar maior ventilação.

 

 

2. Usar meias inapropriadas

 

As pessoas se preocupam tanto em escolher o melhor calçado que, muitas vezes, se esquecem de dar atenção às meias. Isso é um erro, pois existem vários tipos de tecidos que se adaptam às características dos pés e da rotina de cada.

As meias feitas em lã, por exemplo, podem ser usadas para curtas caminhadas em climas frios e mais secos. Porém, se usadas em excesso, facilitam a transpiração dos pés e a lã não é um tecido que seca rápido.

Já as meias de fibras sintéticas (poliéster, acrílico, poliamida etc.) são recomendadas para caminhadas longas, que fazem os pés transpirarem, evitando-se bolhas e bactérias.

Na hora de escolher a sua meia, também leve em consideração se a costura está correta (evitando que os dedos se machuquem) e, é claro, o tamanho adequado, pois os cortes masculinos e femininos são diferentes.

Meias muito apertadas podem causar problemas de circulação, o que é bastante prejudicial para quem sofre de diabetes, por exemplo.

 

 

3. Usar sapatos apertados

 

Esse erro é clássico e pode gerar muitos problemas, como bolhas, lesões, dores nas plantas dos pés, nas articulações e calosidades, que surgem devido ao atrito e à pressão intensos sobre os ossos.

Portanto, usar sapatos adequados ao seu tamanho e ao formato do seu pé é questão de saúde. O calçado ideal deve ser, em primeiro lugar, confortável. Nele, seus dedos se movimentam livremente durante todo o uso.

Lembre-se de que os pés podem inchar ao longo do dia, por isso é necessário escolher um tamanho apropriado.

 

 

4. Não cuidar das unhas

 

Não dar a devida atenção às unhas dos pés pode gerar grandes problemas. Afinal, a unha pode crescer e encravar na pele, além de haver risco de inflamação por conta de pedaços soltos de cutícula. A inflamação pode ser tão séria a ponto de causar uma infecção.

Mantenha as unhas aparadas e limpas e tenha muito cuidado ao manusear (ou deixar alguém manusear) alicates e tesouras. Pequenas feridas podem causar grandes transtornos, principalmente em pessoas com diabetes.

 

 

5. Não prestar atenção na pisada

 

Pisar de forma errada compromete a saúde e gera muitas dores. Pode parecer bobagem, mas não prestar atenção na sua pisada pode causar problemas nas suas articulações e até na sua coluna vertebral. Por isso, o ideal é procurar um ortopedista, principalmente se você já sente dores ao caminhar.

Ao evitar esses 5 erros comuns que podem causar problemas nos pés, você garante uma melhor qualidade de vida e saúde; não deixe para amanhã, comece agora mesmo a mudar os seus hábitos.

 

Falando em bons hábitos, que tal se informar sobre os cuidados com o corpo e a postura na hora de praticar exercícios? Veja aqui como escolher a palmilha ideal para cada atividade física!

Tags: pés

Fazer um Comentário

Área restrita. Não siga este link ou você será banido deste domínio !