Dicas para quem fica muito tempo em pé ou sentado

Postado por Mestiça 22/12/2016 0 Comentários Curiosidades,

 

Ter uma boa postura não é só questão de elegância — trata-se de boa saúde. Enquanto uma postura adequada pode ilustrar uma pessoa séria, confiante e com autoestima elevada, uma postura errada pode passar a impressão de baixa autoestima e inferioridade.

Vale a pena dar atenção a esse ponto tão importante e que pode ser adquirido através de uma boa alimentação, exercícios físicos e uma boa noite de sono.

No post de hoje, confira algumas dicas para cuidar da postura se você passa muito tempo em pé ou sentado:

 

 

Quais fatores desencadeiam a má postura?

 

Diversos fatores e hábitos podem deixar uma pessoa com a postura inadequada. Profissionais que passam muito tempo sentados, em frente ao computador, são os mais atingidos pelas dores que uma postura errada causa. Os principais fatores desencadeantes da má postura são:

  • Colchões inadequados;
  • Ficar muito tempo em pé;
  • Excesso de peso;
  • Uso de sapatos inapropriados;
  • Tensão profissional ou pessoa;l
  • Ficar muito tempo sentado;
  • Má distribuição do próprio peso;

 

Uma pessoa com postura errada está sempre mais cansada, indisposta, com dor ao se movimentar. Sua digestão, respiração e excreção podem ser afetadas e apresentar doenças, assim como os ligamentos, músculos e as articulações.

Uma boa postura é aquela em que os ossos estão alinhados e os músculos do corpo, ligamento e articulações não se alteram, podendo realizar suas funções normalmente. Com os órgãos vitais em posição correta, o sistema nervoso pode funcionar corretamente. Separamos as principais dicas para quem quer melhorar a postura:

  • Deite de lado e com uma almofada entre as pernas;
  • Mantenha os ombros para trás ao caminhar, coloque a barriga para dentro e deixe o queixo paralelo em relação ao chão;
  • Pratique sempre atividades físicas. Natação e ioga são as mais indicadas;
  • Não carregue peso nos ombros, sempre que possível leve sacolas e bolsas nas mãos;
  • Apoie o peso do corpo nos dois pés quando estiver em pé;

 

Profissionais que passam muito tempo em pé ou sentados sentem mais desconforto no final do dia. Permanecer muito tempo em uma mesma posição faz com que a circulação não funcione corretamente e, com isso, surgem os inchaços nas pernas, nos pés e nos tornozelos.

Em alguns casos, alterações musculoesqueléticas da coluna lombar e cervical também podem aparecer. Se você faz parte do grupo de pessoas que passa mais de oito horas na mesma posição, separamos algumas dicas para você. Anote aí:

 

 

Se você fica muito tempo em pé...

 

  • Escolha sapatos leves e confortáveis para enfrentar a rotina do trabalho.
  • Faça exercícios físicos, pode ser uma simples caminhada, academia ou alongamento.
  • Nos horários de intervalo, almoço e sempre que puder, sente-se um pouco.
  • Divida o peso de um pé para o outro e, se possível, mantenha os pés sobre um apoio mais alto.

 

Se você fica muito tempo sentado...

 

  • Sempre que possível, levante-se e caminhe, estique as pernas e faça alongamentos.
  • Opte por cadeiras que tenham descanso para os braços e regulagem no assento e no encosto.
  • Mantenha o pescoço ereto em relação a tela do monitor e mantenha distância com o aparelho.

 

Como você viu, o sapato também influencia muito em sua postura, e escolher o calçado ideal é muito importante para cuidar da saúde. Confira aqui 8 benefícios dos sapatos ortopédicos que listamos para você!

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