Nódulos nos pés: o que fazer?

Postado por Mestiça 22/12/2016 0 Comentários Saúde,

Nossos pés nos aguentam e nos carregam por toda a vida. Por isso, é muito importante cuidar deles! Além do cansaço, existem alguns problemas que podem deixá-los doentes, como lesões e joanetes. Em certos casos, podem aparecer até nódulos nos pés.


Pouco se sabe ainda sobre esse incômodo, e tal desconhecimento pode provocar um grande susto. Afinal, encontrar um caroço em qualquer região do corpo é sempre preocupante e requer atenção. Mas fique tranquilo: a grande maioria dos tumores são benignos e precisam apenas de um tratamento simples.
Notou que está com nódulos nos pés e não sabe o que fazer? Entenda mais sobre o assunto no post de hoje: O que são os nódulos nos pés
Essas massas são oficialmente chamadas de fibromas, e acontecem quando há um supercrescimento do tecido fibroso da fáscia plantar — parte que reveste toda a sola dos pés.


Os caroços são quase sempre inofensivos e podem causar dor ou não, dependendo do local e dos calçados que o indivíduo utiliza. Seu desenvolvimento costuma acontecer lentamente, e o tamanho varia entre 0.5 e 3 centímetros de diâmetro.
O problema ataca majoritariamente homens acima dos 40 anos, mas qualquer pessoa pode sofrer com o aparecimento dos nódulos, em todas as idades. Em 25% dos casos, os caroços aparecem nos dois pés, comprometendo o caminhar do paciente.

 


Quais as causas e os sintomas da fibromatose plantar


Muitos fatores foram identificados como origem desses tumores: traumas nos pés, diabetes, uso abusivo de álcool ou drogas, medicamentos para pressão alta ou convulsão, utilização de sapatos de salto alto, doenças do fígado e até mesmo o alto consumo de vitamina C. Há, também, registros na literatura médica sobre transmissões hereditárias desse problema.
Seus sintomas são simples: o principal é o aparecimento do caroços firmes nos pés, geralmente na planta. Em alguns casos, há presença de dor ou incômodo, que também podem ser um indício da fibromatose.
Procure logo um profissional
Assim como acontece com outros problemas de saúde, o diagnóstico correto é muito importante. Portanto, logo que é identificado um nódulo, devemos procurar um médico de confiança e fazer todos os exames que ele solicitar.
Os pedidos podem incluir ultrassonografias e ressonâncias que ajudam a identificar o tamanho e a característica dos tumores, possíveis rompimentos no tecido, outras causas de dor, etc.

 


Como tratar


Após detectado o tipo de fibromatose plantar, existem duas possibilidades de tratamento. No caso de nódulos pequenos e sem dor, o médico pode receitar medicamentos, órteses, exercícios de alongamento,palmilhas especiais, entre outras possibilidades.
Já no caso de tumores grandes e muito dolorosos, pode haver necessidade de intervenção cirúrgica. O procedimento utilizado vai depender do tamanho e do local. Após retirado, o material deve ser levado para uma análise anatomopatológica para a exclusão de qualquer possibilidade de ser um nódulo maligno.
Quanto antes o médico for consultado, mais rápido e eficaz será o tratamento, e o paciente poderá logo caminhar e se exercitar sem nenhum empecilho. Por ser tão essencial na nossa locomoção, a região dos pés merece total atenção e cuidado.


Agora que você já descobriu o que é um nódulo nos pés, não perca tempo em prevenir esse problema com calçados confortáveis e mantendo a saúde em dia!


Este post foi útil para você? Quer ficar por dentro de mais informações como essa? Curta nossa página no Facebook e aprenda mais sobre como manter seu corpo saudável!

Tags: Nódulos pés

Fazer um Comentário

Área restrita. Não siga este link ou você será banido deste domínio !