4 lesões causadas pelo uso de sapatos inadequados

Postado por Mestiça 08/12/2016 0 Comentários Saúde,Curiosidades,

Comprar calçados parece uma tarefa simples para a maioria das pessoas. Mas, na hora de escolher entre os modelos e formatos, é preciso prestar atenção em alguns detalhes. Afinal, escolher sapatos inadequados pode resultar em lesões e deformidades que colocam em risco a sua saúde.

 

Confira agora a nossa lista com as principais queixas relacionadas à compra de sapatos e veja como evitar que esses machucados ocorram: 4 lesões causadas por sapatos inadequados


1. Bolhas
As bolhas são provavelmente a queixa mais frequente. São causadas devido ao atrito entre os sapatos e os pés.
Bolhas normalmente ocorrem no calcanhar, devido ao acabamento muito rígido ou pouco protegido do sapato; próximo ao "dedão", pela incompatibilidade entre os formatos do pé e do sapato; próximo ao "dedinho", quando os sapatos comprados são menores que o ideal e próximo às unhas dos dedos, quando estes apresentam alguma deformidade.
Para evitar a formação de bolhas, é necessário utilizar sapatos mais largos e macios, a fim de se evitar o atrito. Caso as bolhas já tenham sido formadas, mantenha curativos leves e procure a orientação médica se houver algum sinal de inflamação.


2. Calos
Os calos também são causados pelo atrito entre os pés e o calçado, porém, são formados como forma de proteção contra lesões repetitivas. Ou seja, uma bolha mal curada pode se tornar um calo a longo prazo.
Para se evitar a formação dos calos é recomendável uma visita ao ortopedista, para que o profissional avalie clínica e radiograficamente as regiões dos pés mais propensas à formação de calos e possa indicar um sapato adequado.


3. Dores na planta dos pés
Dores na região plantar dos pés podem ocorrer durante uma caminhada ou longos períodos de pé. Normalmente essas dores estão relacionadas à palmilhas mais rígidas.
Como forma de se prevenir desse tipo de lesão, o ideal é procurar por sapatos com palmilhas mais macias, ou então substituir as palmilhas originais por outras mais macias.
Nesse momento, é importante prestar atenção para evitar que os novos acessórios não deixem o sapato "apertado" para o pé, e não causem fricção com a parte superior do calçado.


4. Dor nas articulações
Sapatos muito altos alteram a maneira de andar, pois mudam a angulação dos pés, da coluna e do pescoço, levando à alterações na postura e podendo causar dores nas articulações.
Nesse caso, a dica é não abusar! Evitar sapatos com o salto muito alto e não usá-los durante muitas horas seguidas pode ser a chave para viver bem com o salto alto.


Escolhendo o sapato adequado
O calçado ideal é aquele com o qual você se sente confortável desde o primeiro momento, e que é adequado ao formato do pé.
É importante lembrar que os pés aumentam de tamanho durante a vida e até mesmo durante o dia. Considere se o seus dedos são capazes de se mexer livremente dentro do calçado ao final do dia.
Para cada tipo de pé existe um sapato ideal, com uma forma que não cause nenhuma lesão. Infelizmente, algumas formas de sapatos não atendem a todas as pessoas, portanto, antes de comprar um calçado, lembre-se que a busca pela elegância não deve colocar em risco a sua saúde.


Gostou do post? Para saber mais sobre sapatos e saúde, leia mais sobre como a umidade pode prejudicar a saúde dos pés!

Fazer um Comentário

Área restrita. Não siga este link ou você será banido deste domínio !